Se você já compartilhou a vida com um cachorro, você sabe o quanto esses animais são especiais e preciosos. Eles fazem a nossa vida muito mais rica!

Mas se você está pensando em pegar um cachorrinho pela primeira vez ou está planejando pegar mais um amigão para sua casa, existem muitas considerações importantes a se fazer. Todo cachorro é capaz de fazer a sua vida feliz e todo cachorro vai te amar o máximo que ele puder. Além disso, existem cachorros que precisam ainda mais da sua ajuda do que outros.

Veja, por exemplo, os milhões de vira-latas que vivem em abrigos espalhados pelo mundo, apenas esperando por um lar.

Cachorros de raça pura possuem muito mais chances de ser adotados rapidamente. É exatamente por isso que temos que dar uma chance aos animais sem raça definida. Porque todo cachorro precisa de um lar!

Veja mais abaixo os benefícios que você vai ter, se adotar um vira-lata!

1. Eles vivem por muito tempo

Algumas pessoas se preocupam que um cachorro que você não sabe a proveniência, pode vir com problemas de saúde. Tecnicamente essa possibilidade sempre existe. Mas, na média, cachorros com mistura de raças são os que mais tem chances de sobreviver durante mais tempo.

Um vira-lata comum vive de 10 a 13 anos, tempo de sobra para crescer junto com as crianças da família.

2. Eles são excepcionalmente mais saudáveis

Alguns cachorros de raça pura, especialmente os menores, possuem expectativa de vida maiores do que os vira-latas típicos. Mas, em geral, os cachorros “misturados” são mais saudáveis.

Isso acontece porque um dos traços para se criar uma raça envolve cruzar cachorros que compartilham de uma mesma característica. Com o passar do tempo, a variação genética de qualquer raça pura fica menor, então os cachorros começam a manifestar alguns problemas de saúde.

Vira-latas, por outro lado, praticamente definem a variação genética. Eles possuem tantos genes de tantos tipos de cachorros que é menos provável que eles desenvolvam problemas congênitos, como a displasia, que afeta os cães de raça Pastor Alemão, ou a surdez, que acomete os Dálmatas.

3. São únicos

Uma das coisas que faz com que os vira-latas sejam tão especiais? Não existem dois iguais!

Quando uma extensa gama de variações genéticas contribuem para a formação de um único animal, você nunca saberá exatamente como ele irá se parecer. Por exemplo, um cachorro com a herança de um Labrador e um Chow Chow, pode se parecer com um Labrador mas ter um pelo mais macio e a língua azul — não tem como saber!

Dois cachorros podem ter a mesma mãe e o mesmo pai e podem nascer com a cor do pelo completamente diferente!

4. Eles te amam

Para ser honesto, não são só os vira-latas que possuem essa característica. Qualquer cachorro resgatado que você adotar vai te amar cegamente!

E é por isso que se você não curte muito a ideia de adotar um vira-lata, é muito melhor que você escolha adotar um cachorro do que comprar. Existem muitos cachorros em abrigos, até mesmo de raça pura que adorariam te amar para sempre em troca de um lar.

5. Estão sempre cheios de surpresa

Se você gosta de surpresas, você com certeza tem que abrir a sua porta para um vira-lata. Normalmente os cães de raça pura vem com características típicas de cada raça, como gostar de nadar, por exemplo. Com um vira-lata, você nunca sabe quais as incríveis habilidades que ele poderá desenvolver com o tempo!

6. Você pode salvar uma vida

Quando você adota um vira-lata, é bem provável que você esteja salvando uma vida. Pois por conta da falta de espaço, muitos abrigos acabam sacrificando os cachorros. Mesmo que você adote de um abrigo que não tenha essa política, você estará salvando uma vida simplesmente por abrir espaço para mais um cãozinho.

7. Você pode facilmente sustentá-los

Vira-latas são muito mais baratos do que os cachorros de raça pura. Alguns abrigos cobram algumas pequenas taxas para a adoção, se você for adotar um vira-lata, essa taxa será bem menor, porque eles são “menos desejados” e mais difíceis de serem adotados.

Além disso, muitas vezes um cachorro de raça pode envolver muitos cuidados específicos e muitas idas ao veterinário, o que envolve muitos gastos, fato que não ocorre com vira-latas!

8. Ser escolhido por um vira-lata é um privilégio!

É importante lembrar que um monte de cães de abrigos possuem um passado que eles preferem nem lembrar. Quando eles te escolhem, você vai saber que eles estão optando por confiar em você com todo o seu coração, apesar de terem sido feridos no passado. Isso é uma verdadeira honra e um privilégio!