Cachorrinha com medo de ser resgatada não aceitava ajuda - eis que agente resolve se jogar no chão

Por
em Notícias

Poderia ser apenas mais um caso de animais abandonados na cidade de Sapphire, na Carolina do Norte, Estados Unidos, mas graças ao oficial da Segurança Pública de Blue Ridge, Holcom, não foi.

Quando soube que uma cachorrinha estava vagando sozinha à beira de uma rodovia no início do mês, Holcom não poupou esforços para ir ao encontro dela.

No entanto, o profissional de segurança não era o primeiro a tentar resgatá-la. Outras pessoas, até mesmo colegas, já haviam tentado capturá-la, mas sem sucesso.

Assustada, a canina se esquivava e fugia. Nem podemos imaginar o que a coitadinha já passou para ter tanto medo das pessoas, não é mesmo?

Holcom, porém, estava determinado a resgatar a canina, especialmente devido à frente fria que estava prevista para a região, então ele voltou ao local para alcançar o seu objetivo.

Uma das táticas utilizadas pelo profissional foi deitar-se no chão como se tivesse desmaiado, em vez de correr atrás da canina, como as outras pessoas haviam feito.

“Cachorros gostam quando você está na mesma altura deles, isso os faz sentir como se estivéssemos no mesmo nível”, disse Holcom ao The Dodo. Como imaginou, o plano deu certo e a canina, preocupada, se aproximou calmamente do segurança.

Sem reagir bruscamente, Holcom não tentou capturá-la imediatamente, mas, em vez disso, ele a compensou com uma guloseima, ganhando ainda mais a sua confiança.

“Ela só precisava ficar à vontade”, disse Holcom. “Nunca tentamos 'saltar sobre ela'. Foi preciso muita paciência e determinação para levá-la para um local seguro, como todos nós da comunidade queríamos.”

Após a abordagem amigável, Holcom conseguiu resgatar a doce canina, mas nem ele, nem a comunidade tinham informações sobre o seu histórico e os motivos que a levaram para as ruas.

De qualquer forma, os esforços do segurança valeram a pena e a canina foi levada para um abrigo de animais e, em poucos dias, a sua história teve uma reviravolta.

Para a surpresa de todos, a cachorrinha foi rapidamente adotada por uma família amorosa e ganhou um novo nome: Sapphire. Nome tão lindo quanto ela!

No auge do inverno, Holcom não poderia estar mais orgulhoso do resgate, que proporcionou uma nova chance à ex-cachorrinha de rua.

“Isso aconteceu graças à nossa comunidade, com os moradores rastreando e repassando as informações uns aos outros. Minhas interações com ela foram apenas uma peça do quebra-cabeça”, disse Holcom. “O esforço conjunto da comunidade foi o que a salvou”, concluiu.

Como resgatar um cão assustado?

Essa é uma prática comum para muitos protetores de animais, mas para outras pessoas, é algo completamente novo e até mesmo difícil. A médica veterinária Juliana de Aguiar Marcato dá dicas sobre como resgatar cães abandonados.

Confira:

  • Não se arrisque no resgate
  • Procure um veterinário
  • Isole-o dos outros animais
  • Procure por um suposto tutor
  • Não force a ração
  • Castre
  • Dê a ele o tempo necessário
  • Cuidado com a fuga
“Esquecemos que esse animal também pode ter uma família procurando por ele. Então, antes de qualquer coisa, tire uma foto do bichinho e divulgue nas redes sociais”, completou Juliana em entrevista à GZH.

Veja também este vídeo:

Cachorros flagrados por câmeras fazendo coisas muito erradas