Pesquisadora encontra ‘rato sonolento’ – e então percebe que é alguém extraordinário

Por
em Proteção Animal

Durante uma patrulha no Santuário de Vida Selvagem Dakalanta, parte de um levantamento anual da fauna da Austrália, uma voluntária de pesquisa ficou intrigada ao descobrir um pequeno animal, não maior do que seu polegar.

A voluntária, inicialmente, chamou-o de 'rato sonolento'. No entanto, quando os pesquisadores examinaram mais de perto, a verdadeira identidade surpreendente foi revelada: era um gambá-pigmeu-ocidental.

Dra. Alexandra Ross, ecologista sênior de vida selvagem da Australian Wildlife Conservancy, descreveu a emoção da equipe ao perceber o que realmente tinham encontrado.

"Quando a voluntária trouxe o 'rato sonolento' e eu dei uma olhada nas orelhas, eu sabia exatamente o que ela tinha encontrado", disse a ecologista ao The Dodo.

Na Austrália, a seca recorde entre 2018 e 2019 afetou as populações de animais nativos na região, incluindo os gambás-pigmeus.

"A equipe toda estava extasiada ao ver seu primeiro gambá-pigmeu-ocidental", disse Alexandra ao site.

Nesse levantamento, os pesquisadores esperavam ver alguns gambás, mas a descoberta de seis indivíduos logo de início surpreendeu e animou a equipe.

Ao final do levantamento, foram encontrados 29 gambás-pigmeus-ocidentais, um sinal promissor para a espécie na região.

"Cada gambá adicional nos deixava mais e mais animados sobre o que isso significava para a espécie na região", disse ela.

A variedade de habitats onde os gambás foram encontrados é um indicativo positivo da resiliência desses animais e da recuperação dos ecossistemas locais.

Mesmo diante de desafios, os gambás-pigmeus-ocidentais demonstraram uma notável capacidade de adaptação.

A dra. Alexandra expressou sua alegria ao testemunhar a resistência da espécie e destacou a importância de preservar e apoiar animais que enfrentam mudanças ambientais.

"Eu sempre fico emocionada ao ver sinais de nossa espécie sendo resiliente", disse ela.

Gambá pigmeu oriental

O gambá pigmeu oriental é um marsupial minúsculo que pesa menos de 45 gramas e pode crescer até 10 cm, conforme informações do Australian Wildlife Conservancy.

Esse fofinho tem focinho curto, bigodes longos e olhos e orelhas grandes, capaz de deixar qualquer coração derretido.

O gambá pigmeu é um animal com hábitos noturnos e possui um papel crucial na manutenção do ambiente.

Por se alimentar basicamente de néctar e pólen de algumas plantas, além de alguns insetos, ele acaba sendo um importante polinizador.

Durante o dia, ele descansa em ninhos construídos dentro das partes ocas de árvores.

Nos dias mais frios, ele entra em estado de torpor, ou seja, um estado de atividade e metabolismo diminuído, para conservar energia, assim como é a hibernação, por exemplo.

Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!

Enviar história do meu pet!

Veja também este vídeo:

Cachorros flagrados por câmeras fazendo coisas muito erradas

Redatora.