Cão Chihuahua obesinho começa jornada de emagrecimento e resultado do esforço impressiona

A dedicação do cão atraiu internautas na web.

Por
em Comportamento

A força da mudança de hábito e a vontade de ser a nossa melhor versão a cada dia são uma realidade entre os humanos, mas no mundo dos pets não é algo que podemos dizer ser corriqueiro.

Por isso, quando nos deparamos com o empenho e dedicação que um pet mostra em tratamentos de saúde é claro que vira história!

Neste sentido, uma história singular destaca-se: a jornada de emagrecimento de um Chihuahua obeso. Theo é um cãozinho de porte bem pequeno que viralizou em seu próprio perfil de Instagram ao mostrar sua batalha contra o peso.

O perfil @bodybytheo conta com mais de 4.500 seguidores que apoiam sua mudança de vida, bem como vibram com o progresso que o cãozinho está fazendo.

De acordo com a bio do Instagram, o cachorro chegou a pesar 6kgs, o dobro do peso ideal para um chihuahua que tem porte extremamente pequeno.

O ideal é baixar o peso para 3kg, pois segundo o site Hills Pet os chihuahuas são os menores cães do mundo. Chegam a pesar apenas 90 gramas e raramente pesam mais que 1 a 3 quilogramas.

Eles têm apenas 12,7 centímetros de altura. Theo estava com a saúde comprometida ao pesar o dobro do adequado para o seu tamanho.

Um vídeo compartilhado em 21 de fevereiro mostrou um compilado das atividades que Theo passou a ter na rotina. A publicação mostra a evolução do cão e mais de 200 mil internautas curtiram a evolução do cãozinho.

“Estou tão orgulhosa dele”, comentou uma.
“Já teve bastante progresso, boa sorte Theo”, disse um segundo.
“Bom trabalho pequeno”, acrescentou um terceiro.

Atualmente, após exercícios, restrição alimentar e muita caminhada, Theo está alcançando sua meta de baixar para 3kg.

Assista o vídeo abaixo:

Sabemos que nossos animais de estimação podem ser irresistíveis às vezes, quando nos olham com uma carinha fofinha ao verem os tutores comendo algo que parece apetitoso.

Mas de acordo com o site Purina é preciso resistir a essas atitudes dos cães.

O site traz uma explicação de que a obesidade animal é um dos principais problemas de saúde dos pets.

Mais de 59% da população mundial de cãese gatos está acima do peso ideal, de acordo com a Association for Pet Obesity Prevention.

O Portal Vet da Royal Canin, especializado em saúde animal, aborda as complicações da obesidade. Segundo a fonte, o excesso de peso corporal impõe um aumento do estresse sofrido pelas articulações.

Cães filhotes com excesso de peso têm maior probabilidade de sofrer de displasia coxofemoral, enquanto os cães mais velhos podem sofrer de osteoartrite.

Animais acima do peso têm maior probabilidade de romper ligamentos e fraturar ossos, o que pode necessitar de cirurgia.

A mobilidade reduzida diminuirá os requisitos energéticos do animal de estimação e, se a porção diária de alimentos não for ajustada, levará a um ganho ainda maior de peso.

Além dos problemas nas articulações, também são comuns problemas como: de respiração, de pele, distúrbios gastrointestinais, estresse térmico, câncer, problemas reprodutivos, redução da tolerância à glicose, aumento dos riscos em cirurgias e menor expectativa de vida.

Isso não significa que você não possa mimar seu pet, e oferecer tudo do bom e do melhor. Só é importante proporcionar o lado bom da vida com moderação, e claro, lembrar de levá-lo passear, brincar e gastar energia.

Theo não é o primeiro chihuahua a passar por esta transformação, outro que já virou pauta no Amo Meu Pet foi o Cleatus, em 2020. A diferença é que Cleatus chegou a um nível muito preocupante de obesidade.

A situação ficou tão grave que ele não conseguia mais nem andar, tendo que ser carregado em um carrinho.

Graças a dedicação dos tutores e da força de vontade, o cão que já era idoso conseguiu perder peso, principalmente após tratar da tireóide. Um problema que pode afetar humanos e animais.

Mas, se engana quem pensa que isso só acontece em cães. Outro caso abordado aqui no site foi de um felino que já passou pelo mesmo que os chihuahuas citados acima.

Em 2021, um gato chamado Bob teve sua vida mudada da água para o vinho, quando foi resgatado de um possível abandono ao pesar 13kg.

A tutora se encantou com ele, que tem a pelagem laranja lembrando o personagem ‘Garfield’ que também é conhecido por ser comilão.

Ao adotá-lo, dedicou seu tempo em fazê-lo perder peso e ganhar qualidade de vida. Assim, em menos de um ano ele perdeu 6kg.

Sabendo desses casos, é fundamental que os tutores mantenham os check-ups de seus animais em dia com acompanhamento veterinário sempre atualizado e seguir uma alimentação adequada.

Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!

Enviar história do meu pet!

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.