Mulher devolve gato a abrigo de animais depois de 10 anos - e motivo gera críticas
Por Ana Caroline Haubert em GatosIr até um abrigo, escolher um gatinho, adotá-lo, levá-lo para casa, fazer com que esse lar se torne tudo o que ele tem, para então devolvê-lo depois de 10 anos...
Parece simplesmente impensável, não é mesmo? Mas foi exatamente isso que uma mulher teve a coragem de fazer, em Greenville, Carolina do Norte.
Arthur, o gatinho devolvido ao abrigo de animais Humane Society of East Carolina em fevereiro, foi adotado ainda filhote pela mulher, que decidiu se livrar dele, por um motivo que causou revolta em muitas pessoas.
O caso foi compartilhado no TikTok pela Humane Society of East Carolina (HSEC). No vídeo, Arthur aparece sentado em sua gaiola, olhando para os lados confuso.
A equipe conta que Arthur, descrito como “leal e amoroso”, foi resgatado ainda filhote, em 2013.
No entanto, em 29 de fevereiro, ele foi devolvido para o abrigo. A razão pela devolução indignou não apenas os voluntários, como milhares de pessoas que souberam do caso na internet.
“O motivo pelo qual ele foi devolvido, de acordo com seu formulário de entrega, foi 'a mudança para a casa do namorado que é alérgico'”, explicou o porta-voz do HSEC.
Até o momento, o vídeo já atingiu mais de 600 mil visualizações e centenas de comentários criticando a atitude da ex-tutora de Arthur.
Apesar disso, os voluntários não poupam esforços para fazer com que Arthur se sinta o mais confortável e acolhido possível dentro dessa triste situação.
“Arthur estava nervoso no início, mas ele se adaptou bem ao voltar aos nossos cuidados, em grande parte graças à nossa incrível equipe que o deixou o mais confortável possível”, informou o porta-voz do abrigo.
Naturalmente, livrá-lo de todo estresse causado, somado às dificuldades de realocá-lo para adoção, serão um grande desafio para o abrigo, especialmente pela dificuldade que é conseguir lares para gatos idosos.
Um estudo do site Priceonomics, com base nos dados do site de adoção Petfinder, descobriu que, embora 81,9% dos gatinhos listados tenham encontrado um lar, a porcentagem caiu para 53,9% entre os gatos idosos.
Apesar de todas essas dificuldades, a equipe está confiante de que Arthur encontrará uma nova família.
Afinal, a sua personalidade nunca foi o problema, e sim a da sua antiga humana.
Porém, o abrigo destaca que alguns cuidados específicos são necessários para que ele seja adotado.
“Ele está extremamente acima do peso e consome alimentos prescritos. Ele também tem os dentes escovados diariamente, pois está acima do peso demais para se cuidar”, destaca o HSEC. “Ele se sentiria mais confortável em uma casa onde fosse o único gato e tivesse um dono que continuaria sua jornada para melhorar a saúde”, acrescentou o funcionário do abrigo.
Veja o vídeo:
Veja também este vídeo:
O que aconteceu com a Gangue dos Caramelos do NORTE?
Redatora.