Fundadora de ONG cria 'trenzinho' para passear com cães com deficiência
Por Larissa Soares em Aqueça o coraçãoComo fundadora da Associação Paws Holding on to Life, Buket Özgünlü dedicou sua vida a resgatar e cuidar de cães abandonados na Turquia.
Porém, os cães com deficiência sempre ocuparam um lugar especial no coração de Buker.
“Eles precisam de nós mais. Tento cuidar deles o máximo possível”, contou ela, em entrevista ao The Dodo.
Com 560 cachorros sob seus cuidados, a maioria deles têm alguma paralisia.
Sem a ajuda de Buket e sua equipe, certamente esses cães não sobreviveriam. Mas agora esses filhotes desfrutam de uma nova chance, em um lar amoroso.
De acordo com a veterinária Barri J. Morrison, em um artigo escrito no PetMD, quando cuidados, os cães com paralisia podem se adaptar e viver bem, mesmo com a condição.
"Com os devidos cuidados prestados por um tutor atento, eles podem viver uma vida longa, feliz e saudável", diz trecho do texto.
O santuário é um lugar tranquilo e feliz, com muito espaço para os cães brincarem e explorarem em suas cadeiras de rodas.
Mas Buket quis ir além.
Recentemente, ela concebeu uma ideia brilhante para adicionar ainda mais alegria às vidas de seus cãezinhos: um "trenzinho" para que eles possam explorar novos lugares e sons além dos limites do santuário.
Usando barris com rodas amarradas em linha, Buket criou um meio de transporte único para seus cães com mobilidade reduzida.
Agora, esses cachorrinhos podem desfrutar de pequenas aventuras pela cidade com estilo e segurança.
"Eu estava pensando em fazer um projeto assim há muito tempo", compartilhou Buket com o The Dodo. "Fiquei muito feliz por ter feito."
E não são apenas os cães que estão felizes com essa novidade. O trem de cães atrai olhares curiosos e sorrisos calorosos de pessoas ao redor, que se encantam com a alegria dos filhotes enquanto passam.
"Muitas pessoas gostam, e isso me deixa ainda mais feliz", disse Buket, compartilhando a alegria que essa iniciativa traz não apenas para os cães, mas também para a comunidade.
Para ela e sua equipe, ver os cães felizes e aproveitando a vida é a maior recompensa de seu trabalho árduo e dedicado.
Apesar dos desafios e da falta de reconhecimento, a visão dos rostos sorridentes e dos rabos abanando é suficiente para renovar sua determinação em oferecer uma vida melhor para esses cães necessitados.
"Eu sei muito bem o quanto eles precisam disso", reflete Buket, mostrando que o amor e a dedicação podem realmente fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam.
Veja o vídeo:
Você pode acompanhar o dia-a-dia dos cães no santuário clicando aqui.
Veja também este vídeo:
Quais foram os pets que ganharam o Oscar Pet, o 'AUscar'
Redatora.