Cachorro protege moto que encontrou estacionada na rua como se fosse sua e impede mulher de subir nela
Por Ana Carolina Câmara em CãesEra uma da madrugada quando a educadora física Ana Gabriela Watembak, residente em Balneário Camboriú, Santa Catarina, foi surpreendida por um meliante.
Ao retornarem e se aproximarem da moto estacionado na rua, Ana e sua amiga avistaram uma criaturinha.
Chegando mais perto, identificaram o serzinho de pelagem branca com manchas pretas: era um cachorro.
Entretanto, o vira-latinha assumiu a posse do veículo e não permitiu que as meninas se aproximassem de forma alguma da moto.
Esse comportamento é conhecido como 'proteção de recurso'. Segundo o centro de resgate Battersea, a proteção de recursos ocorre quando um cão defende itens ou áreas que valoriza, como comida, brinquedos ou lugares.
Mas por que será que o vira-lata estava protegendo o veículo que nunca tinha visto?
Um internauta especulou no vídeo que Ana compartilhou em seu perfil do TikTok em 10 de março: "Será que é porque estava fazendo frio e ele achou o motor da moto quentinho?". Pode ser isso que fez o pet proteger a moto como se fosse sua, né?
Ana relatou que levou cerca de dez minutos até convencer o cachorro a liberar a moto para que pudessem voltar para casa. Durante esse tempo, toda tentativa de se aproximar do veículo era bloqueada por rosnados do animal.
A publicação acumulou mais de 21 mil visualizações e alguns internautas acreditam que o comportamento do pet pode ter sido um livramento: "Às vezes, acredito que são anjos enviados para alguma coisa", escreveu Gabbe.
Outros internautas questionaram se Ana resgatou o vira-latinha. Em um segundo vídeo, ela respondeu que não tinha como, o pet estava muito bravo e não teria como levá-lo na moto.
Na manhã seguinte, ela voltou ao local para ver se o encontrava, mas o cão não estava mais lá.
Assista ao vídeo:
Se o meu cão tem esse comportamento em casa, o que fazer?
Conforme o Battersea, para evitar comportamentos de proteção de recursos, comece utilizando recompensas durante as refeições do seu cão. Enquanto ele come, aproxime-se e deixe algumas guloseimas perto da tigela, afastando-se em seguida. Repita este processo algumas vezes ao longo de vários dias.
À medida que o seu cão se acostuma a receber guloseimas durante as refeições, você pode se aproximar mais enquanto ele come, deixando as guloseimas cada vez mais próximas da tigela antes de se afastar novamente.
Da mesma forma, você pode usar o mesmo método para evitar que o seu cão proteja seus brinquedos ou mastigações. Quando o cão estiver relaxado com o brinquedo, coloque algumas guloseimas no chão próximo a ele e dê-lhe a oportunidade de deixar o brinquedo para pegar as guloseimas.
Repita esse processo algumas vezes, e quando o seu cão estiver confortável, coloque as guloseimas e pegue o brinquedo. Isso ajudará o seu cão a associar a sua presença perto dos seus recursos com coisas positivas acontecendo.
Se o seu cão já apresenta comportamentos de proteção de recursos, é importante agir rapidamente para evitar que a situação piore. Certifique-se de que todos na família e visitantes saibam para não se aproximarem ou interromperem o cão enquanto ele come ou mastiga.
Além disso, é fundamental não punir ou repreender o pet por proteger seus recursos, pois isso pode aumentar o estresse e piorar o comportamento. Em vez disso, tente trocar os itens que o cão está protegendo por guloseimas ou outros itens atrativos.
Se os métodos mencionados não funcionarem para o seu cão, considere a ajuda de um comportamentalista certificado para resolver o problema de forma segura e eficaz.
Veja também este vídeo:
Desmascaramos os cachorros da raça shih-tzu - Ninguém te contou isso
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube