Corredor localiza caixa debaixo de uma árvore e vê um bilhete colado na lateral

Por
em Gatos

Enquanto realizava a sua corrida matinal em sua vizinhança, um homem chamado Terrence Bracamonte ouviu alguns gritos de algum lugar próximo.

Inicialmente, ele pensou que fosse apenas uma impressão, mas os gritos eram tão altos que ele foi em direção à origem do som.

Foi nesse momento que ele percebeu uma caixa com um bilhete preso, ao lado de um ponto de ônibus.

“Por favor, adote-os e cuide deles”, dizia o bilhete, referindo-se aos cinco gatinhos com poucos dias de vida que haviam sido abandonados na caixa.

“Eu podia ouvi-los chorando à distância. [Eu pensei] que eles deveriam estar realmente com medo”, disse Bracamonte ao The Dodo.

Ao abrir a caixa, o homem se deparou com os filhotes minúsculos chorando por ajuda.

Os gatinhos, segundo Bracamonte, pareciam ter aproximadamente 2 semanas de vida e a sua mãe não estava por perto.

“Alguns deles mal conseguem abrir os olhos”, disse Bracamonte. “Eles não tinham nem cobertor.”

Após cruzar o caminho dos filhotes, o homem sabia que não poderia deixá-los ali sozinhos.

Então, sem hesitar, Bracamonte pegou os gatinhos e os levou ao veterinário.

Ele sabia que eles precisavam de atenção imediata, pois só Deus sabe há quanto tempo eles poderiam estar nessa circunstância, sem cuidados básicos como aquecimento e alimento.

Apesar da situação precária, nenhum gatinho aparentava estar doente ou em alguma condição mais preocupante, mas felizmente Bracamonte chegou a tempo de impedir que algo pior acontecesse.

Não foram só os cuidados veterinários que o homem prestou aos gatinhos. Além de possuir uma certa experiência em cuidar de animais resgatados, ele planejava acolher os filhotes até que encontrasse um lar permanente para eles.

Mas não foi exatamente isso que aconteceu, pois inevitavelmente ele e sua família acabaram se apaixonando rapidamente pelos gatinhos indefesos e amáveis.

Não restou outra alternativa para Bracamonte senão adotar definitivamente os filhotes, e o melhor, sem separá-los. Que sensibilidade!

“Ficamos muito apegados emocionalmente a eles. Eles são como nosso pequeno sol todos os dias. Seus chorinhos são tão fofos. Nós os amamos muito”, disse Bracamonte.

Em resumo, quando Bracamonte saiu para mais uma corrida matinal ele não imaginava que voltaria para casa com uma família completa – e fofíssima – de gatinhos. Que grata surpresa, né?

Cuidados com filhotes de gatos abandonados

Felizmente Bracamonte tinha algumas noções dos cuidados necessários aos gatinhos, mas nem todo mundo sabe exatamente o que fazer. Segundo a instituição de caridade de animais, Montreal SPCA, há alguns cuidados básicos que qualquer pessoa sem experiência pode ter com um filhote abandonado.

Confira:

1 – Certifique-se de que o gatinho realmente precisa da sua ajuda

A menos que o gatinho esteja em perigo, deixe-o onde está, por até três a quatro horas, e fique de olho nele à distância para ver se a mãe aparece. Ela pode simplesmente ter ido procurar comida ou pode estar realocando seus bebês um de cada vez.

2 – Proporcione um espaço seguro e confortável

Caso a mãe não retorne, leve o gatinho para casa e coloque-o em um cômodo fechado — principalmente se você tiver outros animais em casa.

3 – Forneça aquecimento

Forneça a ela uma fonte de calor, como uma almofada ou bolsa térmica.

4 – Alimente ele… do jeito certo!

Antes de alimentar um gatinho, tente estimar a sua idade, pois existem dois cenários possíveis a considerar ao planear alimentar um gatinho.

5 – Estimule-a para que ela “vá ao banheiro”

É a mãe gata quem estimula seus filhotes a defecar e urinar, durante as três primeiras semanas de vida. Na ausência dela, você precisará cuidar disso! Usando um tecido macio e úmido, esfregue suavemente o abdômen e a região anal, em círculos.

6 – Limpe-o

De modo geral, não recomendamos que você limpe um gatinho, no entanto, se o gatinho estiver muito sujo, você pode limpá-lo delicadamente com lenços umedecidos sem perfume.

Veja também este vídeo:

O caso da gata que aplicou um 'teste cardíaco' em tutora e mais notícias no Jornalzinho Amo Meu Pet