Gata resgatada entra no shopping e decide que mora lá agora

Por
em Gatos

Quem vê a gatinha chamada Cristal, arrasando em um shopping center em Medellín, Colômbia, não imagina o quanto o seu passado foi difícil.

Resgatada há seis anos, ela chegou a um abrigo fora da cidade completamente desamparada com os seus filhotinhos. Por muito tempo, Cristal esperou por um lar de verdade, mas infelizmente isso não acontecia.

Ela se despediu de cada um dos seus filhotes que, diferente dela, foram adotados com facilidade e foram viver com suas novas famílias. Cristal ainda não sabia, mas o futuro havia reservado coisas boas para ela também.

Os donos de uma loja de artigos para animais chamada “Patas Parriba” descobriram Cristal e a levaram para a sua loja, localizada em um shopping center.

Lá, a gatinha até então órfã, foi muito bem recepcionada com direito à sua caixinha de areia e sua tigela de comida, além da permissão para circular livremente pelo amplo shopping. E foi exatamente isso que ela fez.

“Cristal se adaptou rapidamente ao shopping. Aprendemos que ela gostava de ser acariciada pelos clientes e ficava calma sempre que saía da loja para explorar”, disse Luciana, da Patas Parriba, ao The Dodo.

No Brasil, há um projeto de lei que representa um avanço significativo no reconhecimento dos direitos dos tutores de animais de estimação, ao garantir-lhes o direito de acessar e permanecer com seus animais em estabelecimentos abertos ao público.

Trata-se do Projeto de Lei 4331/21, cuja medida promove a inclusão e o bem-estar dos pets, permitindo que participem mais plenamente da vida cotidiana de seus tutores.

No momento, o projeto de lei está em análise na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sob a supervisão de um relator designado, garantindo que o projeto seja aprimorado de forma a conciliar os interesses de todas as partes envolvidas.

Não demorou para a gatinha ficar conhecida e até mesmo se tornar referência no local. Quando ela não estava cumprimentando os clientes que entravam em sua amada loja de animais, a doce menina geralmente podia ser encontrada trotando por um dos cinco andares do shopping.

Presença conhecida já, Cristal se virou muito bem com a sua independência. A sua rotina confiável incluía cochilos frequentes até mesmo nas lojas vizinhas.

“Adoro visitar os amigos vizinhos, conferir tudo o que está ao meu alcance, e uma das coisas que mais gosto é brincar nas plantas”, escreveu Patas Parriba no Instagram do ponto de vista de Cristal. “Adoro escalar e descobrir coisas novas. Todos os dias faço um novo plano. Mas uma das minhas coisas favoritas a fazer é subir as escadas correndo e relaxar nos móveis. Também adoro ser visitada.”

Desde então, Cristal solidificou o seu papel como mascote oficial do shopping. Conhecida tanto pelos trabalhadores quanto pelos clientes, Cristal era vista vagando pelos corredores enquanto recebia muito carinho de todos que cruzam o seu caminho. Uma verdadeira rainha!

Mas, depois de seis anos, infelizmente esse cenário mudou. Isso porque a loja tomou a difícil decisão de trocar de ponto, saindo do shopping para um local ao ar livre, com acesso a ruas movimentadas, o que é claro, não é seguro para a gatinha.

Os proprietários da loja Patas Parriba sabiam que mantê-la presa na loja também não seria a melhor alternativa para a gatinha. Então eles conversaram com a equipe de outra loja do shopping, a Santafé Mall, para saber se Cristal poderia permanecer sob os seus cuidados.

Como a essa altura todos já estavam apaixonados pela gatinha, os funcionários concordaram prontamente em adotar Cristal. Dessa forma, a gatinha pôde continuar em seu habitat natural e recebendo todo o amor e carinho de sempre.

“Decidimos deixar o shopping adotá-la porque era melhor para ela devido ao espaço”, disse Luciana. “Ela está indo muito bem. Há funcionários do shopping encarregados de cuidar dela e mantê-la segura. Recebemos fotos e reportagens atualizadas sobre ela todos os dias.”

É claro que os seus antigos tutores sentem a sua falta, mas eles continuam a visitando pelo menos uma vez por semana, além de manterem contato diário para saber notícias sobre a doce menina. Apesar da saudade, eles ficam felizes em saber que ela mantém o seu reinado no shopping.

“Ela anda pelos corredores e cumprimenta a todos”, escreveu o Santafé Mall no Instagram. “Nós a adotamos em nosso mundo com amor!”

Confira:

Assista também:

Convidados de festa na piscina ficam surpresos com o animal encontrado no filtro