‘Visitantes’ aparecem em janela de mulher para dar ‘bom dia’

Por
em Mundo Animal

O café da manhã da meteorologista Katarzyna Kudłacz tem fugido um pouco do comum na Estação Polar Polonesa de Hornsund, na ilha gelada de Spitsbergen, no Oceano Ártico.

Isso porque ela está acostumada a ter uma vista repleta de gelos e geleiras. Mesmo sabendo que não está sozinha no local, pelo contrário.

No entanto, quem pensa que ela está rodeada apenas por outros humanos e colegas que compartilham a mesma profissão está enganado.

Recentemente, Katarzyna recebeu visitantes diferentes que aproveitaram o raiar do sol para dar um ‘bom dia’ a todos.

Tudo parecia mais um dia de trabalho rotineiro até que a meteorologista olhou pela janela e se deparou com uma família de ursos polares observando seus movimentos.

“O encontro foi bastante inusitado, pois os ursos olhavam pelas janelas da estação polar com grande interesse. Vi uma mãe e seus dois filhotes na janela. Eu alertei imediatamente toda a estação”, contou em entrevista ao site The Dodo.

A visita foi o suficiente para despertar todos. Logo a cafeína se tornou dispensável pois ver animais tão majestosos a poucos passos aumentou a adrenalina de Katarzyna e seus colegas.

O mais interessante é que no parapeito das janelas onde o grupo apareceu há três binóculos. Neste dia os pesquisadores não precisaram usar nenhum para enxergá-los.

O caso aconteceu em 27 de março e foi publicado no Facebook da Estação.

“Não precisamos de café para nos acordar esta manhã”, um porta voz escreveu na legenda em bom humor.

Com mais de 400 compartilhamentos a publicação se tornou viral em instantes.

“Com essas vistas do lado de fora da janela, eu provavelmente esqueceria de onde conseguir meu café”.

“O vidro resistiu bem à tensão”.
“Animais selvagens em seu ambiente natural tão próximos... é um pouco surreal”.

Foram alguns comentários de internautas poloneses.

Apesar da presença dos animais ser uma experiência única, mantê-los muito tempo próximo dos vidros poderia se tornar um perigo tanto para os ursos quanto para os pesquisadores do local.

“É importante lembrar que se trata de animais selvagens, e para eles e para nós é melhor manter uma certa distância”, acrescentou Katarzyna.

Então, usando alguns geradores de ruído, os funcionários da estação assustaram os membros da família polar, que então seguiram seu caminho.

Você sabia que os ursos polares possuem uma data dedicada a eles? Essa informação também está na página do Facebook da estação.

Em 27 de fevereiro é o Dia Internacional do Urso Polar. O evento foi criado pela organização Polar Bears International, que trata da proteção, pesquisa, monitoramento e educação sobre esta espécie.

A data foi escolhida aleatoriamente porque é o período em que os filhotes de urso polar nascem no Ártico. Os jovens nascem em poços de neve profundos cavados no outono por fêmeas e passam neles os primeiros meses das suas vidas, sob os cuidados da mãe.

Este é o período mais difícil na vida de um urso polar, pois a fêmea não come nem bebe, usa apenas as reservas de energia armazenadas no tecido adiposo, como no período de hibernação.

Durante este tempo, os jovens devem ganhar peso e força suficientes para deixar o abrigo e conseguir sobreviver no clima ártico rigoroso.

Veja também este vídeo:

O caso da gata que deu um 'susto' na tutora e mais notícias no Jornalzinho Amo Meu Pet

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.