Esquilo triste encontra uma caixa de papelão – e o que há dentro dela cura seu coração
Por Ana Caroline Haubert em Mundo AnimalAcostumado a lidar com carros, consertar motores e realizar assistências técnicas, Kendall Warnock, proprietário da A1 Automotive em Lincoln, Nebraska, teve uma surpresa ao abrir o capô de um carro na última semana.
Na ocasião, o mecânico recebeu o chamado de um homem que precisava de assistência para consertar a sua caminhonete. O veículo estava parado já havia um tempo na garagem, por supostos problemas elétricos.
“Ele disse que algo não estava certo e pediu para trazer o seu veículo”, disse Warnock ao The Dodo. “Quando abrimos o capô, pensamos: 'Nossa, cara. O que temos aqui?”
Nesse momento, o mecânico se deparou com uma cena incomum: havia uma pilha de folhas e detritos dentro do compartimento do motor. Mas, como tudo isso poderia ter parado ali dentro?
Observando atentamente, Warnock viu que havia algo a mais ali.
“Começou a se mover”, disse Warnock. “Não sabíamos o que havia lá dentro.”
Com cuidado, o homem e o seu funcionário começaram a retirar o material que havia ali, até perceber que se tratava de um ninho. E um ninho ocupado.
“Vimos três esquilos bebês. Eles estavam quase se abraçando”, disse.
Os bebês, porém, estavam sozinhos no ninho, a sua mãe não estava presente.
Preocupado com a segurança dos filhotes, Warnock teve uma ideia. Ele pediu ao seu funcionário que colocasse delicadamente os filhotinhos de esquilo, com o ninho e tudo, dentro de uma caixa de papelão.
Em seguida, ele ligou para o dono da caminhonete, perguntando se poderia ir até a sua casa, com o objetivo de localizar a mamãe esquilo.
“Esperávamos reunir os bebês com sua mãe”, disse Warnock, após obter autorização.
Já no local, o mecânico e o proprietário do veículo colocaram a caixa com os esquilinhos na frente da casa, torcendo para que a mãe dos filhotes aparecesse à procura deles.
Observando de longe, ao mesmo tempo que cuidavam dos filhotes, os homens ficaram aguardando para ver o que acontecia. Até que todos tiveram uma grata surpresa.
“Depois de menos de 15 minutos, aí vem a mamãe. Ela vai direto até a caixa e olha para dentro. Um por um, ela agarrou seus bebês e os levou cerca de meio quarteirão de distância, subindo em um pinheiro.”
Warnock estava certo: a mãe dos esquilos realmente estava à procura de seus filhotinhos. Já a caminhonete, esse tempo todo, não estava com problemas elétricos, e sim servindo de moradia para uma família de roedores. Quem imaginaria?
Sem dúvidas, a mamãe dos esquilos ficou com o coração apertado por ter perdido seus filhotes, mas felizmente essa história teve um desfecho feliz.
O momento do reencontro não poderia ter sido mais tocante e bonito e, felizmente, foi registrado.
Confira:
Após essa jornada, a pequena família finalmente estava reunida novamente.
“Ela correu de volta em nossa direção e parou, olhando para nós”, disse Warnock. “Eu considerei isso como um agradecimento.”
Como especialista automotivo, reunir famílias peludas normalmente não faz parte da descrição do trabalho. Mas para Warnock, foi naquele dia.
“Queremos sempre fazer o que é certo. Se você quer que seu coração seja aquecido, é isso que faz por nós”, concluiu Warnock.
Sem dúvidas, depois desse acontecimento, ele olhará para os capôs com outros olhos!
Curiosidades sobre esquilos
1) Os dentes dos esquilos são tão potentes que eles conseguem corroer até fios elétricos, sendo responsáveis por centenas de apagões nos EUA nos últimos 30 anos. Alguns desses apagões chegaram a interromper o mercado de ações NASDAQ em 1987 e em 1994.
2) Os esquilos de árvores geralmente vivem sozinhos quando ficam adultos, mas isso muda quando chega o frio, e aí eles ficam agrupadinhos para se aquecer.
3) Muitos norte-americanos caçavam – e ainda caçam, só que agora ilegalmente – esquilos para comer.
4) Esquilos não vivem só de nozes. Os cinzentos, por exemplo, comem insetos, caracóis, ovos de aves e até outros animais, mas apenas quando as outras opções estão escassas.
5) Os esquilos-voadores têm esse nome porque possuem abas de pele entre seus membros que os ajudam a deslizar entre árvores e dão a impressão de que eles estão voando.
Assista também:
Grupo de trilheiros encontra animal peludo na montanha e decide agir rápido
Redatora.