Cachorro fica irreconhecível após passar por tratamento estético e resultado impressiona
Por Ana Caroline Haubert em CãesQuando a equipe do centro de resgate Wyandotte Animal Shelter, localizado em Michigan, Estados Unidos, resgata um animal, depara-se com situações inesperadas e tristes, como foi o caso da cachorrinha Pixie.
Acolhida recentemente pela equipe, as condições em que a canina foi encontrada foram descritas como uma das piores já vistas, segundo o abrigo.
Isso se deve especialmente ao seu aspecto físico, pois o pelo estava tão grande e emaranhado que ela mal conseguia se mover.
À primeira vista, mal se podia dizer que se tratava de um cão, devido ao tamanho do emaranhado.
Tudo isso se deve à negligência do seu dono que, além de não lhe dar os cuidados e a atenção necessária, a deixou no abrigo.
Como o descaso com ela era tão grave, tanto visivelmente quanto no que não se pode ver, a decisão do tutor em entregá-la ao abrigo foi a melhor solução – e a que ela mais precisava.
“Ele teve dificuldade em deixá-la ir, mas a entregou a nós para que pudéssemos garantir que ela iria para alguém que pudesse lhe dar a vida que ela merecia”, escreveu o abrigo.
Embora esse momento tenha sido chocante, tanto para Pixie quanto para a equipe, era o primeiro passo para uma vida melhor e mais leve para ela. O primeiro cuidado, obviamente, era realizar uma cuidadosa e necessária tosa.
Para isso, a equipe contatou uma empresa especializada nisso, a The Downriver Grooming Co., que ficou responsável pelo atendimento emergencial à Pixie.
“[Eles a pegaram] minutos após nossa ligação e por [três] horas a libertaram daquele pelo emaranhado”, escreveu o abrigo.
Após esse período, Pixie finalmente voltou a parecer com um cachorro novamente, ficando completamente irreconhecível.
“Essa menina pesava apenas 2,5 quilos, mas parecia ter o dobro do tamanho devido ao pelo emaranhado”, descreveu o abrigo, acrescentando que apesar da sua aparência desleixada, a sua saúde estava excepcionalmente boa. Ufa!
Tudo que essa boa garota precisava era de um bom dia de spa, que felizmente, foi realizado! A tosa foi só o primeiro passo para torná-la uma canina mais feliz e realizada.
Poucos dias após o resgate, Pixie não ganhou somente um novo penteado, mas também uma nova vida. A doce canina teve sorte e em pouco tempo já ganhou um novo lar.
“Pixie foi adotada. Sua nova família relata que ela está muito bem em sua nova casa”, contou um porta-voz do Wyandotte Animal Shelter ao The Dodo.
Pixie não poderia estar melhor, recebendo finalmente todo o cuidado e amor que ela merece.
Como desfazer o emaranhamento dos pelos caninos
Esse é um problema comum sobretudo para os cães de pelagem longa. Segundo o Four Paws, uma das dicas para evitar a formação de nós e emaranhados, é escovar seu cão até a pele.
Não é suficiente simplesmente escovar a pelagem externa, porque tendem a se formar nós na pelagem interna. Tenha cuidado, claro, para não escovar a própria pele, pois isso pode irritá-la. Se você irritar a pele, seu cão passará a odiar ser escovado.
Se você encontrar um nó não conseguirá simplesmente escová-lo. Primeiro borrife um desembaraçador (ou use amido de milho) e deixe descansar um pouco. Mantenha a base do pelo na mão e mantenha-a entre o implemento e a pele do cão. Isso evitará que a pele do seu cão seja puxada ao tentar remover o nó. Seja paciente e trabalhe apenas um pouco de cada vez.
Se o pelo do seu cão estiver emaranhado até a pele, talvez seja necessário consultar um tosador profissional para raspar a pelagem. Como a pele de um cachorro é fina e rasga facilmente, isso não é algo que a maioria das pessoas deveria tentar por conta própria.
Veja também este vídeo:
Cachorros e gatos vingativos: Pets que perderam a paciência com humanos
Redatora.