Gato tem reação inesperada ao perceber seu reflexo pela primeira vez
Por Ana Caroline Haubert em GatosA vida é uma eterna descoberta, e um gatinho chamado Butters, que vive no Alasca, com sua tutora, Connor Robinson, é a prova viva disso. Com cinco anos de vida, o felino ainda tem feito descobertas surpreendentes, pelo menos, para ele.
Na fase adulta, Butters fez uma importante descoberta: o seu próprio reflexo. Recentemente, o felino andava tranquilamente pela sua casa quando se deparou com um espelho e viu algo o encarando. Era ele mesmo.
Essa não foi a primeira vez que o felino, adotado ainda filhotinho por Connor, viu um espelho. Até porque, desde filhote sua tutora tinha o hábito de segurá-lo de frente para um espelho, mas o gesto nunca chamou a atenção do gato ou ele simplesmente o ignorava. Mas isso mudou.
Agora, com todo o amadurecimento que a vida adulta traz, Butters finalmente descobriu o seu reflexo e a sua reação foi bastante inesperada, como presenciou a dona.
Nesta ocasião, Butters começou a rosnar e dialogar bravamente ao se ver no espelho, demonstrando estar super incomodado e até mesmo estranhando a imagem, como contou Connor à Newsweek.
É como se ele achasse que é outro gato o encarando, uma situação nova para ele, tadinho. O momento foi registrado por Connor, que compartilhou o momento em seu TikTok (@crobsauce).
A legenda diz: “Neste episódio de comportamento estranho de gato: Butters acordou hoje e notou seu reflexo pela primeira vez após 5 anos de vida”.
A situação chamou a atenção de Connor quando ela ouviu Butters rosnando, o que, segundo a tutora, nunca havia acontecido antes. Ela achou a situação engraçada, mas o comportamento do felino persistiu e ele ficou sentado do lado de fora da porta esperando a dona sair.
O comportamento novo e incomum preocupou Connor, que procurou um veterinário para tentar entender o que havia motivado Butters a agir assim. Lá, a tutora ouviu do profissional que esse é um comportamento típico e comum de um gato.
Só agora Butters percebeu a si mesmo, por que nunca havia prestado atenção nisso antes. No entanto, não há nada de errado nessa reação, explicou o veterinário.
Outra motivação, segundo o profissional, pode ter sido a recente mudança na maca de higiene do gato. A tutora mudou para uma nova marca, e o cheiro diferente pode ter provocado alguma raiva em Butters.
Depois desse episódio, Connor disse que colocou toalhas sobre os espelhos para impedir que Butters se visse. Ela não quer que seu gatinho se machuque enquanto olha com raiva para seu reflexo.
E, felizmente, a iniciativa já refletiu no comportamento de Butters, e a dona já notou uma diferença, com os assobios e rosnados diminuindo a cada dia.
Confira o vídeo:
br>
Gatos podem se reconhecer diante de um espelho?
Segundo o Pet Care, a resposta é não. Os gatos não têm capacidade de reconhecer a própria imagem no espelho e essa característica não está restrita apenas para eles.
Poucas espécies se reconhecem diante de um espelho. Os primatas, como chimpanzés, bonobos, gorilas, orangotangos e humanos, os golfinhos e os elefantes são espécies que podem se reconhecer diante de um espelho.
Os gatos não se reconhecem e acredita-se que seja pelo fato de o sentido mais forte deles ser o olfato, o principal meio de “enxergarem”, inclusive a si próprios.
Por isso, não se reconhecem de frente para um espelho, já que ele vê uma imagem, porém não sente nenhum cheiro, então é como se ela não existisse.
Veja também este vídeo:
Gatos e cachorros que invadiram residências em busca de uma adoção forçada
Redatora.