Veterinária se comove ao encontrar cão idoso e debilitado na praia e inicia jornada de cuidado e compaixão

Por
em Aqueça o coração

Ao meio de um sol escaldante, um cão vira-lata idoso chamado Irineu encontrou mais do que apenas um pouco de sombra na praia de Nova Tramandaí.

Ele cruzou o caminho da veterinária Marília Machado e seus amigos, que não conseguiram ignorar sua condição debilitada.

Esse breve e improvável encontro desencadeou uma jornada de cuidado e compaixão, transformando a vida do cãozinho para melhor.

Marília Machado, moradora de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, estava desfrutando de um momento de lazer com amigos quando avistou o cachorro correndo desorientado pela praia, em um dia particularmente quente, 31 de janeiro de 2024.

Em entrevista ao Amo Meu Pet, Marilia conta o porquê resolveu resgatar aquele animal.

“Eu e minha amiga resgatamos animais alguns anos já, e em 2023 o ano foi bem puxado pra ambas nos resgates, estávamos querendo um tempo off, eu havia acabado de doar todos que tinha pra adoção dos últimos resgates de 2023, porém no momento que Irineu apareceu, eu também recebi uma msg pessoal que me deixou bem triste e preocupada. Então eu decidi mudar a vida de um serzinho para poder me conectar novamente com meu propósito, pois os animais sempre me salvaram”.

Então junto com uma amiga, ela conseguiu resgatá-lo, apesar dos desafios logísticos de encontrar um local adequado para ele ficar, já que o lugar onde estavam hospedadas não permitia animais.

Graças à sua formação veterinária pode oferecer imediatamente os primeiros cuidados a Irineu.

Confira aqui o vídeo;

O resgate revelou que Irineu estava sofrendo com uma série de problemas de saúde, incluindo infestação de carrapatos, problemas de pele e uma infecção grave, além de ter sido diagnosticado com erliquiose.

Após dois meses de tratamento, ainda luta contra uma rara infecção cutânea, a micobacteriose, e precisa lidar com dores relacionadas à idade. No entanto, ele responde bem aos cuidados, incluindo fisioterapia semanal e uma dieta balanceada.

Apesar dos desafios iniciais, Irineu se revelou um paciente calmo e cooperativo, ganhando gradualmente confiança e até mesmo demonstrando sinais de alegria e gratidão.

Hoje em dia a veterinária que já abriga três gatos resgatados, planeja disponibilizar Irineu para adoção assim que ele estiver completamente recuperado. Até lá ele faz parte do projeto ViraLata ViraAmor.

“Olho pra aquele cãozinho que chegou, sem brilho nos olhos, para o cão de hoje, ele realmente consegue agradecer com o olhar. Ele vem no sofá, coloca as patinhas e fica olhando pedindo um cafuné na cabeça. Ele transmite muita felicidade e gratidão por ter sido resgatado. Ele é grato pela vida”, acrescentou.

Este é mais um caso de resgate e reabilitação bem-sucedidos, destacando a importância da compaixão e do cuidado com os animais de estimação, independentemente de sua idade ou condição.

Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!

Enviar história do meu pet!

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.