Frequentador de biblioteca quase pisa em 'mangueira' e percebe que ela estava se mexendo

Por
em Mundo Animal

Um homem andava pelo pátio de uma biblioteca na Austrália e viu o que parecia ser um pedaço de mangueira de jardim. Ele continuou andando e quase pisou nela, até que ela se moveu. A ‘mangueira’ era, na verdade, uma cobra.

O homem correu rapidamente para a biblioteca para avisar os funcionários sobre a presença do animal no local.

Para proteger tanto os frequentadores quanto a própria cobra, eles contataram uma equipe de resgate especializada em cobras, o Hodgsons Snakes Rescue and Removal, para auxiliar na situação.

Enquanto se deslocavam até a biblioteca, a equipe pediu para que os funcionários continuassem observando a cobra e não a perdessem de vista, o que não foi uma tarefa fácil, já que ela se camuflava com facilidade entre as folhas do pátio.

“Foi aqui que a excelente equipe do café assumiu o controle, observando-o se mover pela área de entretenimento dos fundos, onde finalmente se acomodou no jardim ao longo de uma cerca de arame. Foi onde o encontramos quando aparecemos”, escreveu Hodgsons Snakes Rescue and Removal no Facebook.

Quando o resgate chegou, a cobra já havia se misturado ao ambiente mais uma vez, parecendo um verdadeiro jogo de ‘encontre a cobra’. Mas, apesar das suas habilidades de esconde-esconde, a equipe de especialistas estava preparada para encontrá-la.

“Levei cerca de 30 segundos, embora aqueles que estavam de olho nele o tenham perdido de vista”, disse Gianni Hodgson, do Hodgsons Snakes Rescue and Removal, ao The Dodo.

Quando finalmente a localizaram, viram que se tratava de uma cobra venenosa preta de barriga vermelha. Embora seja venenosa, não é considerada tão perigosa para os humanos quanto outras espécies que vivem na Austrália.

De qualquer forma, sua presença próxima a humanos poderia ter gerado consequências, que felizmente, não aconteceram.

Graças ao trabalho de Hodgson e sua equipe, a cobra foi capturada com segurança e realocada em um lugar mais distante e remoto, sem a presença humana.

“Como ela estava no meio da cidade, nós a transferimos para uma área de mato em uma área distante, perto de um lago”, disse Hodgson.

Hodgson até brincou com a situação compartilhando uma foto da cobra e desafiando os seus seguidores a identificarem em meio às folhagens. Apesar da brincadeira, a publicação também serve como alerta para as pessoas terem atenção, pois as cobras são sorrateiras e podem passar facilmente despercebidas em ambientes assim.

Apesar do susto inicial do frequentador da biblioteca, tudo terminou bem, tanto para ele quanto para a cobra, graças ao eficiente trabalho da equipe do Hodgsons Snakes Rescue and Removal.

Veja o vídeo:

Características da cobra negra de barriga vermelha

  • Coloração preta marcante com tonalidade de vermelho alaranjado na parte inferior do corpo;
  • Comprimento médio de 1,25 metros;
  • Não são consideradas agressivas e tendem a temer os humanos;
  • Hábitos noturnos predominantes;
  • Comum na Austrália, principalmente na parte Leste;
  • Movimentam-se mais durante as épocas quentes e tornam-se mais reclusas no período frio;
  • Habitam florestas, pântanos e algumas áreas urbanas;
  • Tendem a buscar esconderijos como troncos e águas, onde podem permanecer submersas por até 20 minutos;
  • Diminuição na quantidade nos últimos anos devido à degradação do habitat natural e à escassez de alimentos, como rãs;
  • Seu veneno é considerado leve, não causando mortes, mas pode gerar sintomas como dores abdominais e de cabeça, sangramentos, diarreia e vômitos.