Equipes de resgate fazem a coisa mais doce para bebê coruja que caiu do ninho
Por Ana Caroline Haubert em Proteção AnimalNo último mês, um bebê coruja quase perdeu a vida após cair do seu ninho que estava em péssimas condições.
Apesar do susto, sua vida foi salva graças ao resgate da equipe do Willowbrook Wildlife Center, no entanto, o seu irmão havia ficado lá.
Felizmente, apesar da queda, a corujinha não ficou ferida.
Ela foi levada para o centro de resgate, onde passou por exames, foi alimentada e recebeu todos os cuidados necessários.
De acordo com Sarah Reich, veterinária-chefe e gerente do Willowbrook Wildlife Center, casos de bebês corujas caindo dos seus ninhos são mais comuns do que se imagina.
Isso se deve, especialmente, às condições precárias e inadequadas dos ninhos.
As grandes corujas não constroem seus próprios ninhos - em vez disso, elas reaproveitam ninhos abandonados por outros animais, que muitas vezes não são muito resistentes.
Além disso, as corujas também fazem uso de cavidades no solo, como tocas de pequenos mamíferos, ou encontram refúgio em árvores ocas.
Em algumas situações, elas até mesmo escavam suas próprias depressões no chão para abrigar seus ovos e filhotes, como explica o Mundo Educação.
Quando chega a hora de reproduzir, as corujas fêmeas geralmente colocam de dois a três ovos, espaçados em poucos dias.
Durante esse período, o macho desempenha um papel crucial ao garantir que a fêmea seja alimentada e protegida.
Após a eclosão, a fêmea assume o cuidado inicial dos filhotes, fornecendo calor e alimento, enquanto o macho continua a prover recursos para a família.
Depois de todo o cuidado, a bebê corujinha estava nitidamente se sentindo melhor.
Com isso, ela poderia simplesmente ser devolvida pela equipe ao precário ninho, mas eles sabiam que isso a deixaria em perigo.
Além disso, mantê-la no centro de resgate também não era o ideal, pois a equipe sabia da importância de as corujinhas serem criadas por outras corujas, então eles não queriam que o bebê se habituasse aos humanos.
“Sempre dizemos às pessoas que a mãe faz melhor”, disse Reich ao The Dodo.
Para resolver o problema, sem lesar a corujinha de forma alguma, a equipe da Willowbrook Wildlife construiu uma plataforma de madeira segura para um ninho totalmente novo.
E o melhor, é que a nova casinha poderia abrigar não apenas a corujinha resgatada, mas toda a sua família que poderia desfrutar do espaço adequado e seguro.
Pensando em todos os detalhes, para tornar o novo ninho aconchegante e convidativo possível, a equipe encheu-o com palha e até mesmo alguns ratos para a família petiscar.
O resultado foi um verdadeiro sucesso e funcionou como eles imaginaram. No entanto, esta não é a primeira vez que o centro constrói um novo ninho para grandes corujas; eles já construíram muitas plataformas semelhantes para outras famílias.
“Recebemos muitos relatórios anos depois, onde as pessoas dizem que os animais voltam a essas plataformas ano após ano para fazer seus ninhos”, disse Reich.
Depois de pronto, os bebês corujos foram reunidos e colocados no ninho. Segundo a equipe, em pouco tempo, toda a família estava instalada em sua nova casa. Agora, graças a esse trabalho maravilhoso, as corujinhas vão poder crescer em segurança e sem se preocupar com novas quedas. Ufa!
Veja também este vídeo:
Desmascaramos os cachorros da raça PUG - Ninguém te contou isso
Redatora.