Após perder ninho, mamãe esquilo é filmada se reunindo com seus bebês perdidos

Por
em Mundo Animal

Uma casa estava sendo demolida perto de Erie, Nova York, quando trabalhadores encontraram um ninho de esquilos bebês na chaminé.

Barb Haney, diretor do departamento de vida selvagem da Erie SPCA, recebeu um telefonema sobre o caso, ocorrido em outubro.

O homem, naturalmente, ficou preocupado com a situação, pois a vida de uma família inteira corria risco, especialmente por conta do seu futuro.

“É meio difícil prepará-los para serem soltos de volta à natureza a tempo antes que a neve chegue aqui no oeste de Nova York”, disse Haney ao The Dodo. “Então, quando recebemos ligações como essa sobre bebês esquilos, sempre pensamos: 'Nossa, essa é difícil.'”

Haney sabia que o melhor para os esquilos era reuni-los com a mãe.

“As mães esquilos geralmente têm um ninho reserva. Eles são ótimos assim”, disse Haney. “Então às vezes você pode reuni-los mesmo que o primeiro ninho seja destruído.”

Mas havia um pequeno detalhe que dificultava esse processo: onde estava a mãe? Haney definitivamente não tinha essa resposta, mas sabia que precisava descobrir o mais rápido possível.

Haney e sua equipe entraram em ação e começaram as buscas pela mamãe esquilo. Enquanto isso, os filhotes foram levados de volta ao ninho na casa demolida, por Carine Mardorossian, especialista em reabilitação de vida selvagem da SPCA.

“Colocamos os bebês em um chapeuzinho de crochê que temos na SPCA”, disse Mardorossian ao The Dodo. “Fiquei um pouco preocupado porque no momento em que [a mãe] chegasse, ela ficaria assustada com o chapéu porque não era natural.”

Mas, a ideia deu certo. Assim que Mardorossian colocou os filhotes no chão, um grande esquilo apareceu no tronco de uma árvore próxima. Lentamente, o esquilo começou a se aproximar cada vez mais dos bebês. Era a mamãe deles.

“Obviamente, era o esquilo certo”, disse Mardorossian. “Não demorou um minuto.”

Após o reencontro, a mãe esquilo levou um por um dos bebês para cima da árvore. No entanto, restou um que ela deixou propositalmente para trás. Segundo a especialista, a mãe esquilo percebeu que aquele não pertencia a ela.

“Ela sabia quais eram seus bebês”, disse Mardorossian. “Ela literalmente pegou todos os seus bebês e depois deixou aquele que não era dela.”

Felizmente a equipe estava supervisionando a situação e acolheu o esquilo restante, que agora está sob os cuidados de reabilitadores de vida selvagem. Já os demais, estão no melhor lugar possível, junto de sua mãe.

“Temos que confiar que as mães esquilos são muito melhores do que nós no cuidado de bebês esquilos”, disse Haney. “Queremos deixar a natureza ser natureza.”

Veja o momento:

Curiosidades sobre esquilos

Apesar de serem populares em desenhos e filmes, os esquilos ainda são pouco estudados pela ciência. Na América do Sul, onde foram identificadas pelo menos 18 espécies de esquilos, eles são encontrados principalmente na Mata Atlântica e na Amazônia, habitando as copas das árvores e descendo ao solo apenas para procurar alimento e enterrar sementes para futuras refeições.

  • Variedade de espécies: Mais de 300 espécies de esquilos são conhecidas em todo o mundo, variando em tamanho, peso e cor da pelagem de acordo com a espécie.
  • Fisionomia: Os esquilos são animais ágeis, com visão e audição bem desenvolvidas, medindo cerca de 20 centímetros de comprimento, excluindo a cauda, que pode chegar a mais 18 centímetros de comprimento.
  • Hábitos: Os esquilos possuem hábitos diurnos e se alimentam principalmente de frutos e sementes de diversas árvores, como palmeiras, sapucaias e pinhões de araucária, dependendo da região. Além disso, podem consumir larvas de insetos e brotos de árvores como complemento em sua dieta.
  • Papel como dispersores de sementes: Devido ao hábito de enterrar e estocar comida, os esquilos desempenham um papel crucial como dispersores de sementes. Ao enterrar as sementes e muitas vezes esquecê-las, contribuem para a germinação e o crescimento de novas árvores, ajudando a manter a biodiversidade e a saúde dos ecossistemas florestais.

Assista também:

Motorista de Uber surpreende passageiros com seu cachorro copiloto