Voluntários se arriscam para resgatar animais de telhados em enchente no RS

Por
em Notícias

A vereadora Bruna Molz, de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, é defensora dos direitos dos animais.

Em colaboração com voluntários, ela tem se dedicado ao resgate de cães e gatos durante as enchentes que assolam o estado.

Devido à situação, muitas pessoas têm abandonado suas casas, deixando seus animais desamparados e à mercê do destino.

Sensibilizada com essa realidade, Bruna organizou um mutirão no qual, utilizando o caminhão da prefeitura, dirigiu-se ao bairro Várzea, a área mais atingida pela enchente na cidade, para resgatar os bichinhos.

Muitos cães foram encontrados nos telhados, buscando proteção.

Agora, a equipe está empenhada em localizar as famílias desses animais para que eles possam ser identificados e, quando a situação se normalizar, possam ser reunidos com seus tutores.

Confira:

Em um comunicado, a vereadora destacou que recebeu inúmeras mensagens de pessoas que, ao abandonar suas residências, solicitaram auxílio para resgatar os animais deixados para trás.

As pessoas que conseguiram deixar as casas inundadas com seus bichinhos de estimação estão sendo orientadas a se dirigir ao pavilhão dois da Oktoberfest.

Lá, uma equipe está realizando o cadastro dos animais, com os cães e gatos sendo encaminhados para o canil e gatil provisórios da prefeitura até que a situação se normalize e eles possam ser reunidos com suas famílias.

Veja:

Enchentes no Rio Grande do Sul

Nos últimos quatro dias, o Rio Grande do Sul enfrentou um volume de chuva três vezes maior que a média para esta época do ano, conforme relatório do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os temporais resultaram em 13 mortes e 21 pessoas desaparecidas, de acordo com as últimas atualizações da Defesa Civil e da Polícia Civil.

Com informações do G1, Santa Maria, na Região Central do estado, foi especialmente afetada, registrando um volume de chuva três vezes superior à média mensal.

Previsões indicam mais chuvas para a região de Santa Maria, vales dos rios Taquari, Caí e Pardo, Região Metropolitana, Serra, Norte e Noroeste, até domingo.

O governador Eduardo Leite relatou dificuldades no resgate das pessoas isoladas, principalmente nas áreas cercadas por morros, onde as chuvas continuam.

Os temporais afetaram 134 municípios, deixando 44,6 mil pessoas impactadas e 8,3 mil desabrigadas. O presidente Lula anunciou sua visita ao estado, junto com o envio de oito helicópteros da Força Aérea Brasileira para auxiliar nas operações, que foram dificultadas pelas condições meteorológicas adversas.

Veja também este vídeo:

Desmascaramos os cachorros da raça PUG - Ninguém te contou isso

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube