Jovem tenta fazer cão copiar suas expressões faciais e vídeo dá muito errado

Por
em Comportamento

Expectativa é um cão treinado reproduzindo todos os gestos coordenados pela tutora; realidade: um cão ignorando todo e qualquer gesto coordenado pela tutora.

Foi exatamente isso que aconteceu com a usuária do TikTok, Pamella Okuyama, que tentou estimular o seu cãozinho a reproduzir algumas feições feitas por ela.

De tristeza à alegria, Pamella interpretou várias expressões faciais esperando que o seu cachorrinho fizesse o mesmo, o que definitivamente não aconteceu.

Mas o que surpreendeu de fato foi a reação do cão, que não imitou a tutora, mas fez uma cara de julgamento. Com uma feição de desconfiado e estranhamento, ele olha para a dona com uma carinha de quem diz: ‘O que essa mulher está fazendo? Alguém me tira daqui’.

A tutora, que ao invés de se mostrar chateada, fingiu estar orgulhosa do seu cão como se ele tivesse reproduzido suas expressões.

“Juro que não foi combinado!!! IGUALZINHO”, disse aos risos.

A resposta de Pamella à – falta – de expressões do seu cãozinho torna o vídeo hilário, pois o seu objetivo fracassou com sucesso.

Mesmo assim, Pamella não desiste e tenta outras emoções para ver se o seu cão a copia, mas isso não acontece. Porém, Pamella reagiu como se ele tivesse reproduzido todos os seus gestos e termina o vídeo acreditando nessa versão. Isso que importa, né?

A cena, é claro, divertiu os internautas, que ficaram com a mesma reação que o cão. ‘O que foi isso?’

Assista o vídeo:

O vídeo foi publicado em 2023, mas segue fazendo o maior sucesso na rede social, com 7,7 milhões de visualizações, 1 milhão de curtidas e milhares de comentários ironizando a situação.

Confira:

“O cachorro pedindo ajuda”
“O cachorro: você tá bem Márcia?”
“O cachorro com pena e medo ao mesmo tempo”

Se o cãozinho pudesse falar, o que ele teria falado será?

Cães imitam a personalidade dos donos?

Uma pesquisa conduzida por cientistas austríacos confirma uma observação feita por muitos há algum tempo: os cachorros desenvolvem personalidades que se assemelham às de seus donos.

Alguns animais refletem a ansiedade e a negatividade de seus tutores, enquanto os cães mais tranquilos e amigáveis podem ajudar a aliviar o estresse deles.

De acordo com a cientista Iris Schoberl, da Universidade de Viena, tanto os donos quanto os cachorros influenciaram os mecanismos de imitação um do outro, mas os humanos se mostraram mais influentes do que os cães.

"Nossos resultados confirmam o que vemos na prática: os cães e seus donos são parceiros sociais que influenciam um ao outro na maneira como lidam com o estresse", disse Schoberl à BBC.

Ela destacou que os cachorros são sensíveis aos estados emocionais de seus donos e podem imitá-los emocionalmente. Segundo a nova pesquisa, eles conseguem captar informações emocionais das pessoas e ajustar seu comportamento de acordo com elas. O estudo foi publicado na revista científica online PLOS ONE.

Assista também:

Convidados de festa na piscina ficam surpresos com o animal encontrado no filtro