O que levou esse cachorro de pelo totalmente preto a ficar branco? Entenda

Por
em Cães

Quando Matt Smith, de Oklahoma, EUA, adotou o seu cão Buster, um lindo cão de pelos pretos, ele não imaginou a transformação física que ele passaria nos anos seguintes.

Buster, atualmente com quatro anos, possui uma condição genética chamada vitiligo que faz com que o seu pelo mude de cor e que afeta tanto animais quanto humanos.

A condição já afetou inclusive nomes como Michael Jackson, que possuía manchas brancas pálidas que se desenvolveram na pele humana.

Os pelos do cão, que eram completamente pretos, foi mudando de cor com o passar dos anos. Em apenas dois anos e meio, toda a sua pelagem preta ficou branca, resultando em uma transformação chocante.

Felizmente, o vitiligo em animais de estimação é indolor e não há indicação de que o cão esteja sentindo qualquer tipo de dor ou desconforto. O seu caso ficou conhecido depois que o seu tutor, Matt, compartilhou a sua transformação em uma rede social.

“Meu garoto Buster (4 anos) mudou completamente do preto para o branco ao longo dos últimos 2,5 anos. Buster tem vitiligo na pele - causa despigmentação da pele (e do pelo)”, disse Matt.

Nas imagens compartilhadas pelo tutor, Buster aparece com seu pelo preto espetado, seguida por outra em seu quintal completamente branco. Ao olhar as fotos de antes e depois, fica até difícil dizer que se trata do mesmo cão.

Muitas pessoas não conheciam a condição ou sabiam que ela afetava cães também. Os usuários se mostraram surpresos com o caso, e muitos responderam às fotos, com algumas comparações com o Rei do Pop.

Além de curiosos, a publicação também contou com comentários de donos de animais de estimação que compartilharam que seus cães também possuem vitiligo.

“Uau! Esta é a coisa mais fascinante que já vi em anos.”
“Eu tinha certeza de que isso seria falso até rolar a página.”
“Se você não tivesse mostrado a transição, eu nunca teria acreditado”, comentaram alguns usuários.

Matt contou que inicialmente as manchas brancas começaram perto da boca e do queixo de Buster e depois foram se espalhando por seu rosto e corpo.

Ele disse: “Ele perderia seu pelo preto e um novo pelo branco surgiria. Então houve um momento em que ele ficou careca em algumas áreas até que seu pelo branco e fofo cresceu.”

Cães com vitiligo

De acordo com Petmd.com, cães com vitiligo podem perder a pigmentação natural da pele e do pelo. Geralmente começa no rosto, especialmente no nariz, e progride para as patas e outras áreas do corpo antes de causar manchas indolores de pele e cabelos brancos.

Embora a origem do vitiligo em animais de estimação seja desconhecida, a maioria dos casos é genética, sendo certas raças mais propensas do que outras.

Raças como Rottweilers, Dachshunds, Huskies Siberianos, Pastores Alemães, Doberman Pinschers, Tervuren Belgas, Golden Retrievers, Labradores Amarelos, Old English Sheepdogs e German Shorthaired Pointers estão entre eles.

No entanto, uma doença autoimune pode ser a causa raiz da síndrome, levando o sistema imunológico a atacar os melanócitos por acreditar que sejam intrusos estrangeiros.

Recomenda-se que os donos de animais de estimação levem seus animais a um veterinário para verificar se uma doença médica subjacente é a fonte da despigmentação.

Embora não haja cura, alguns veterinários aconselham uma maior exposição solar para estimular o desenvolvimento de melanócitos.

Veja também este vídeo:

Cachorros da raça tadinho: A vida difícil desses cidadãos da Coitadolândia