Voluntário escuta som de cortar o coração e por sorte vê dois olhos brilhando na escuridão
Por Ana Carolina Câmara em NotíciasCom o lema "Ninguém ficará para trás! Força, Rio Grande do Sul", o fotógrafo Fábio Pilger tem trabalhado como voluntário nos resgates em decorrência das catástrofes que atingiram o estado.
O profissional tem prestado auxílio em São Leopoldo, cidade que, segundo a GZH, foi severamente afetada pelas chuvas e alagamentos da última semana, desalojando cerca de 180 mil habitantes — mais de 80% da população total.
Fábio, junto com uma pequena equipe que ele organizou, tem navegado incansavelmente de barco pelas ruas alagadas, dia e noite, para resgatar pessoas e animais.
"Estamos trabalhando para amenizar a dor dos gaúchos e mostrando um pouco para quem não está aqui que a situação não está fácil", escreveu Fábio em um post no Instagram.
Todos os seus resgates são emocionantes, mas um realizado durante a noite foi particularmente comovente!
Isso porque, ao ouvir um som de cortar o coração, avistou dois olhos brilhando na escuridão. Era um cãozinho que, sozinho e escorado em uma parede, gritava desesperadamente por ajuda.
O fotógrafo, ao ouvi-lo, tentou tranquilizá-lo dizendo "calma" e então se aproximou para resgatá-lo, levando-o para um local seguro.
O vídeo repercutiu na web, onde muitos internautas comentaram elogiando e agradecendo a atitude de Fábio e sua equipe em ajudar o povo gaúcho nesta situação desoladora.
"Que Deus abençoe imensamente cada um de vocês que está aí, resgatando vidas, amparando vidas", escreveu uma internauta.
Confira:
Durante seus resgates, Fábio foi mordido por um cão assustado, mas isso não o impediu de continuar salvando todas as vidas possíveis!
Dentre os animais que resgatou estão cavalos, bois, vacas e porcos, reforçando o lema de que "Ninguém ficará para trás!".
De acordo com informações do O Globo e com dados fornecidos pelo governo estadual, até o final da tarde de quarta-feira, um total de 8.933 animais foram resgatados pela Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Além disso, 500 animais foram resgatados nas áreas mais afetadas da Região Metropolitana pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, em colaboração com o Grupo de Respostas a Animais Silvestres (Grad).
Este balanço não inclui os resgates realizados pelos próprios municípios, por indivíduos que evacuaram suas casas levando seus animais de estimação.
Veja abaixo outro vídeo de resgate do Fábio.
Que Deus dê forças e ânimo para todos aqueles que estão ajudando o estado do Rio Grande do Sul e que console o coração do povo gaúcho!
Esforços de Resgate no Rio Grande do Sul
Os esforços de resgate no Rio Grande do Sul contam com o suporte do Conselho Estadual de Medicina Veterinária, do Ibama e do ICMBio.
Os animais resgatados são encaminhados para abrigos, lares temporários e organizações não governamentais. Além disso, nos próximos dias, a região receberá a Força Tarefa de Resgate Técnico de Animais vinda do Mato Grosso do Sul para auxiliar nas operações.
Em Porto Alegre, foi estabelecido um centro de saúde animal sob o Viaduto José Eduardo Utzig, na Avenida Benjamin Constant. Este centro, atendido por veterinários voluntários, acolhe uma variedade de animais, incluindo cachorros, gatos e aves.
Veja também este vídeo:
Cenas emocionantes de animais de estimação sendo salvos de enchente histórica no RS
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube