Cachorra com trauma se nega a ir ao veterinário e adotante usa a técnica mais fofa para provar que está tudo bem
Por Ana Caroline Haubert em CãesUma cachorrinha chamada Aurora foi resgatada recentemente por sua tutora.
Vítima de maus-tratos no seu antigo lar, hoje Aurora sofre com traumas. Felizmente, desde abril de 2024, ela está vivendo sob os cuidados de uma tutora que não só a ama, mas também faz de tudo para tornar a sua rotina – e sua vida – mais leve.
Com amor e paciência, a adotante introduz a cachorra Aurora a novas atividades, incluindo uma visita ao veterinário pela primeira vez desde sua adoção.
Embora não se saiba se Aurora já havia visitado um veterinário antes, a experiência de sair de sua zona de conforto e usar uma coleira a deixou nervosa e amedrontada, fazendo-a tremer e encolher-se.
Para acalmá-la, sua dona empregou uma abordagem baseada em amor e acolhimento, explicando pacientemente o propósito da visita.
Ajudar cães traumatizados exige sensibilidade e paciência, respeitando o ritmo individual de recuperação de cada um.
É fundamental oferecer um espaço seguro onde se sintam protegidos para ajudar no enfrentamento de seus medos.
A socialização cuidadosa com outros animais e pessoas e o uso de reforço positivo são cruciais para reconstruir a confiança e fortalecer a autoestima do animal, conforme explica o Pet Indica.
É importante lembrar ainda, que a recuperação de um cão traumatizado é um processo contínuo que requer paciência, dedicação e amor.
Seja paciente e compreensivo durante todo o processo, pois o vínculo emocional entre vocês desempenha um papel vital.
E para quem acha que os animais não entendem o que as pessoas dizem, precisa conhecer essa história.
A forma que a tutora conduz a situação, conversando e respeitando o espaço da canina, se aproximando de maneira gradual e paciente, mostra que eles entendem e muito bem os humanos.
“Explicando para Aurora que vamos no veterinário. Como ela passou os primeiros anos de vida acorrentada, ela não conhece muita coisa, então tudo que eu apresento para ela precisa ir muito aos pouquinhos”, começa contando a tutora.
Sentada ao lado da caminha de Aurora, a tutora preparou a cachorra para sair, assegurando que seria para seu bem e que tudo daria certo.
Ela organizou uma bolsa com guloseimas e um brinquedo de pelúcia para Aurora usar durante a consulta.
Com calma, pegou Aurora no colo, colocou a coleira e a tranquilizou, explicando que a veterinária precisaria tocá-la de forma gentil para examiná-la.
Através de suas ações amorosas e acolhedoras, a tutora conseguiu convencer Aurora a sair de casa e enfrentar o desafio, que no final foi superado com sucesso.
Veja o vídeo:
O momento emocionou muitas pessoas, que se comoveram com a história da canina e a forma doce que a tutora conduziu o momento. O vídeo teve mais de 2,8 milhões de visualizações, 435 mil curtidas e mais de 5 mil comentários.
Até o fechamento desta reportagem, a tutora não havia compartilhado como foi o atendimento veterinário, mas seguiremos acompanhando todas as atualizações dessa cachorrinha muito especial. Clique aqui para segui-la e continuar acompanhando o seu progresso.
Veja também este vídeo:
Quem são os pets trabalhadores que lutam diariamente pelo próprio sustento
Redatora.