Gato só aceita carinho de tutor se ele cumprir um requisito específico
Por Beatriz Menezes em GatosTutores de gatos já sabem bem da mania de limpeza e autocuidado que esses animais costumam ter.
Mas um gatinho em especial, elevou esse ‘toc’ a um outro patamar quando passou a aceitar carrinho somente após o tutor cumprir um requisito específico.
Matt Marshall é o tutor de Tulipe, um gatinho obcecado por limpeza. Para provar aos mais de 200 mil seguidores a mania do pet, o jovem decidiu compartilhar um vídeo mostrando o comportamento do animal antes de aceitar carinho.
No dia 27 de abril, Matt postou em seu perfil um registro que mostra o felino lambendo a mão do tutor.
De acordo com o autor do vídeo, Tulipe tem esse comportamento sempre.
É uma forma de se certificar que o tutor está com as mãos limpas e não vai sujar seu pelo macio.
“Eu finjo que são beijos de amor”, escreveu na descrição do vídeo.
O mais impressionante é que alguns internautas se identificaram com a situação. Sinal de que mais felinos possuem esse transtorno por limpeza.
Com 333 mil visualizações e 94 comentários, outros donos de felinos compartilharam suas frustações.
“O meu apenas limpa agressivamente o pelo depois que eu o acaricio”.
“Não é uma inspeção, ele está limpando para você”.
“Tulip dirá quando suas mãos estiverem limpas o suficiente!”.
O vídeo também virou pauta no jornal NewsWeek, que trouxe a explicação para a ‘inspeção’ do gato.
Assista o vídeo abaixo:
De acordo com o site do veículo, a instituição de caridade Cats Protection, afirma que os gatos lambem seus donos não para limpá-los, mas para formar um vínculo estreito, demonstrar carinho e compartilhar seu cheiro, na tentativa de marcá-lo como membro da família.
Mas cuidado: esse comportamento de lamber excessivamente pode ser um sinal de estresse e ansiedade, por isso, se um gato lamber demais, os donos são aconselhados a visitar o veterinário, explicou a instituição de caridade para gatos.
A marca de ração para gatos Sheba explicou que lamber pode ser uma tentativa de demonstrar domínio, de mostrar que está no comando.
O Centro Veterinário Ceres ainda alerta para a dermatite por lambedura. A dermatite por lambedura também é chamada de dermatite psicogênica felina, pois é uma patologia dermatológica de origem psicológica e comportamental.
Situações frustrantes e de estresse para o bichano fazem com que o gato permaneça em um estado de ansiedade constante.
Os comportamentos repetitivos, como o gato se lamber compulsivamente sem motivo aparente, funcionam como um mecanismo de alívio da tensão que o pet está sofrendo.
Ainda de acordo com o artigo, a condição pode ser bastante desconfortável para o tutor e seu pet, mas é possível corrigi-la.
Fique atento ao comportamento do seu gatinho e procure atendimento especializado.
Veja também este vídeo:
Quem são os pets trabalhadores que lutam diariamente pelo próprio sustento