Após quase mil dias no abrigo, vira-lata devolvida finalmente encontra seu lar para sempre

Por
em Cães

Em abril de 2021, Aurora, uma cadela de sete anos, foi resgatada por voluntários do abrigo de animais Pata Vira-Lata, localizado em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

Logo que foi resgatada, em maio, a vira-latinha foi adotada, porém, devido ao seu quadro de dermatite atópica, exigindo muitos cuidados, foi devolvida.

"Já sabíamos do seu quadro de dermatite atópica e todas as informações foram repassadas aos adotantes que a devolveram dois meses depois, em julho, em uma condição deplorável", contou o abrigo em uma publicação no Instagram.

Segundo o VCA Animal Hospitals, a dermatite atópica é uma reação exagerada do sistema imunológico do cão a alérgenos transportados pelo ar, devido a uma barreira cutânea defeituosa.

Isso resulta em sintomas como coceira, lambedura e mastigação excessiva em várias partes do corpo, especialmente nos pés, rosto, axilas e virilha. Infecções crônicas na pele ou nas orelhas também podem ocorrer.

O diagnóstico é feito por exclusão de outras causas, através de um exame físico detalhado e, às vezes, testes adicionais. Não há teste definitivo para atopia. Vários alérgenos, como pólen, poeira e mofo, podem desencadear essa condição.

Resiliência

Aurora, desde que foi rejeitada, continuou sua jornada no abrigo, passando por diversos lares temporários sob os cuidados do Pata Vira-Lata, sempre mantendo sua docilidade e amorosidade.

"Todos que a conheciam eram unânimes em afirmar o quanto ela era perfeita, mas sua adoção nunca chegava, especialmente por conta do seu alto custo de manutenção - custo com o qual arcamos por todo esse tempo, com o apoio de vocês", diz o post.

Ao todo foram três viradas de ano ao lado dos voluntários que nunca deixaram de amá-la e cuidá-la com muito carinho.

"É verdade que a maioria dos nossos animais é adotado em pouco tempo, especialmente aqueles que se encaixam em certos padrões de porte e pelagem. Mas é verdade também que algumas adoções demoram muito a acontecer".

Final feliz!

Até que, após 2 anos e 9 meses, quase mil dias no abrigo, em janeiro deste ano, Aurora recebeu a melhor notícia que poderia esperar: ela foi adotada!

"Por muito tempo, Aurora foi a número 1 da nossa lista de casos ativos, o animal que estava conosco há mais tempo e, sem sombra de dúvidas, o animal que permaneceu sob os nossos cuidados pelo maior período".

Assim como a cachorrinha, a equipe não poderia ter ficado mais feliz com a notícia!

"Aurora, finalmente, foi para casa; a casa dela, não mais temporária", vibraram. "Nossa amada Aurora, obrigada por reforçar a nossa convicção de que todo o esforço vale a pena e por encher os nossos corações do mais puro amor."

Agora essa lindinha pertence à jovem Lariane Lopes, que declarou nos comentários da publicação: "Aurora é o serzinho de luz que faltava para completar nossa família, ela já é tão amada, a nossa Rabinho".

Veja o vídeo.

Que essa lindinha seja muito feliz em seu novo lar!

Siga o Pata Vira-Lata nas redes sociais clicando aqui e confira esse trabalho magnífico de pertinho.

Veja também este vídeo:

Pets medrosos: falta de coragem ou apenas pura sem-vergonhice?

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube