Homem monta ratoeira em casa e encontra animal inusitado preso

Por
em Proteção Animal

Em 27 de abril o centro de preservação de vida selvagem Wildlife Aid, que fica no Reino Unido, recebeu um relato incomum. Um morador da localidade de Leatherhead entrou em contato para pedir ajuda.

O homem contou que inicialmente espalhou ratoeiras pela casa na intenção de capturar roedores. Mas o que ele encontrou no outro dia, era o oposto do que estava esperando.

Ao ver que havia capturado um animal mais ‘agressivo’, foi até o centro de preservação. Quando chegou no local a equipe também ficou surpresa.

Era um ouriço macho adulto. Acontece que o animal entrou na armadilha e não conseguiu mais sair pois seus espinhos o impedia disso.

O resgate foi compartilhado no Facebook da ONG. “Seus espinhos agiram como ganchos”, diz a legenda da publicação.

Felizmente, uma equipe dedicada de veterinários agiu rapidamente para libertá-lo com segurança.

Eles cuidadosamente desmontaram a armadilha e, em pouco tempo, ficaram frente a frente com o pequeno animal.

Apesar do incidente, o ouriço apresentou boas condições de saúde e não sofreu nenhum ferimento.

O alívio do animal ao ser libertado era evidente, e ele mal podia esperar para retornar ao seu habitat natural.

A equipe veterinária ficou aliviada e satisfeita ao ver o ouriço praticamente ileso após o resgate.

O sucesso de operações de resgate como essa pela Wildlife Aid muitas vezes depende do tipo de armadilha usada.

Este ouriço teve a sorte de ter sido capturado por uma armadilha projetada para capturas seguras, o que é crucial para a proteção da fauna local.

"A utilização de armadilhas seguras não apenas previne sofrimento, mas também salva vidas", destacou a Wildlife Aid em um comunicado.

Ainda de acordo com informações da publicação, o ouriço foi devolvido ao habitat natural ainda no mesmo dia.

A equipe explicou que com tantos animais selvagens procurando comida todos os dias, eles aproveitam qualquer oportunidade para uma refeição fácil.

Então a dica é: se você for usar armadilhas, certifique-se de que sejam humanas e considere o impacto sobre outros animais desavisados.

Resgates de animais presos em armadilhas são comuns para a ONG. No perfil do Facebook há inúmeros relatos, entre eles a reabilitação de animais como raposas, corujas, águias e claro ouriços.

Mas nem todos os animais têm a sorte de serem levados até a equipe. Muitos são encontrados em situações deploráveis.

Em 28 de maio o Wildlife recebeu um chamado de que cinco filhotes de ouriços haviam sido encontrados em uma caixa coberta de terra.

De acordo com avaliação médica eles tinham menos de 48 horas de vida, encontrá-los foi crucial para a sobrevivência de todos.

“Estamos cruzando os dedos para que esses preciosos pequenos consigam sobreviver. Por favor, sempre busque orientação antes de perturbar ou mover animais selvagens”, diz a publicação sobre o caso.

Não há atualizações sobre o estado de saúde desses bebês, mas todos os voluntários e equipe de médicos veterinários seguem engajados.

Veja também este vídeo:

Cachorros da raça tadinho: A vida difícil desses cidadãos da Coitadolândia

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.