Tutora descobre que essa posição inocente pode ser um alerta sobre a saúde de seu cão

Por
em Cães

Lolla é uma vira-latinha cheia de energia que deu um verdadeiro susto em sua tutora.

No domingo, dia 9, a cachorrinha de pelagem preta amanheceu vomitando.

A tutora acreditou que Lolla tivesse comido algo que não devia e que logo o mal-estar passaria, mas estava enganada.

A pet tem o hábito, assim como qualquer outro cão, de se esticar ao se espreguiçar.

Porém, naquele dia, havia algo diferente nesse comportamento.

Lolla começou a assumir essa pose a cada cinco minutos e, além disso, ficava muito tempo nessa posição.

Sua tutora também percebeu que a vira-latinha tinha mordido a própria patinha.

A mulher, apavorada, levou Lolla para uma consulta médica. Lá, foi realizado ultrassom e outros exames, revelando o motivo da inquietação da vira-latinha: ela estava com pancreatite.

Segundo a Inova Hospital Veterinário, a pancreatite em cães é uma inflamação do pâncreas que causa dor intensa e desconforto.

A forma aguda dessa condição pode afetar outros órgãos, como estômago, intestino e fígado, sendo considerada grave devido à importância do pâncreas na digestão e regulação da glicose.

As principais causas incluem obesidade, dieta rica em carboidratos e gorduras, hipotireoidismo, diabetes, doença biliar e predisposição genética.

Os sintomas mais comuns são dor abdominal, vômito, febre, perda de apetite e alteração no consumo de água. Em casos agudos, as fezes podem apresentar sangue.

O tratamento geralmente envolve internação para controlar sintomas como vômito e diarreia, manter o cão hidratado e aliviar a dor, utilizando fluidoterapia e medicamentos prescritos pelo veterinário, como antibióticos e analgésicos.

A médica de Lolla explicou que a posição de se esticar é chamada de 'posição de prece' e que, quando não é um movimento de se espreguiçar, significa que o cão está com dor intensa.

Por isso, a tutora de Lolla fez um vídeo e o publicou no Instagram da cachorrinha, alertando os 'pais e mães' de pets a não ignorarem mudanças de comportamento de seus bichinhos de estimação.

"Estou tratando minha pancreatite, mas aqui fica a informação importante sobre a posição de prece e a lambedura das patinhas, que são sinais importantes de dor. #paisdepet devem ficar atentos", escreveu.

A publicação acumulou mais de 828 mil visualizações e milhares de comentários.

"Melhoras, amiga! Obrigada pelo alerta", escreveu uma internauta.
"Essa informação é muito importante. Obrigada por compartilhar! Melhoras para a neném linda".

Confira:

A tutora deixou claro que "é muito normal fazer isso para se espreguiçar!", mas se você perceber algo diferente no comportamento do seu bichinho de estimação, não deixe de procurar um médico veterinário.

Siga Lolla no Instagram clicando aqui.

Veja também este vídeo:

Cachorros que são babás exemplares (e outros nem tanto) de bebês

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube