Mulher escuta latidos vindos do quintal e, ao olhar pela janela, descobre que não era um cachorro

Por
em Humor

Era fim de tarde quando Manuella Vicenzi, que vive em Chapecó, Santa Catarina, começou a ouvir latidos vindos do seu quintal.

Seriam alguns dos seus quatro cães tentando alertar sobre algo ou alguém que estivesse no pátio de casa?

Pelo sim e pelo não, Manuella foi verificar!

Ao abrir a cortina para espiar, descobriu que não eram seus cães latindo.

O que poderia ser, então, esse bichinho emitindo os mesmos sons dos cães?

Você não vai acreditar, mas quem estava latindo era Rico, o seu papagaio.

O caso

Rico é um papagaio que não sabe voar, conforme explicou Manuella nas redes sociais:

"Ele não aprendeu, era criado em gaiola. Sabe Deus por quantos anos. Quando retirei da família, já deixei solto e nunca voou."

"Quando a avó do Davi [marido da Manuella] faleceu eu peguei ele para mim, para dar uma vida livre. Nunca tive medo que voasse, ele nos dá carinho é apaixonado pelo meu filho, da piolho, o pé", contou Manuella ao Amo meu Pet.

Manuella não cortou as asas de Rico e nem pretende fazê-lo. Segundo ela, jamais prenderá Rico em uma gaiola para que ele tenha uma vida medíocre.

"Jamais! Ele será solto igual à natureza, sem asas cortadas. E não recomendo que as pessoas tenham esses animais. Eles pertencem à natureza."

Por isso, sob supervisão da família, que o vigia para evitar que animais selvagens como gaviões o ataquem enquanto está no pátio, Rico fica ao ar livre apreciando o pôr do sol.

"Levo ele para fora de casa quando estou junto, mas dentro de casa ele também fica solto da gaiola andando para um lado e para o outro".

Rico é uma ave muito esperta. No prédio onde vivia com seus antigos tutores, havia cachorros, e ao ouvi-los pela janela, aprendeu a latir.

Sendo assim, livre no quintal de casa, ele começou a imitar os cães.

Quem lida com Rico? Ele sabe enganar direitinho, haha.

Por que alguns pássaros imitam sons?

Segundo Karen Geral, professora do Atlantic Veterinary College da Universidade de PEI, algumas espécies de papagaios têm a habilidade única de imitar uma ampla gama de sons, incluindo vozes humanas e sons domésticos como o pingar da água.

Essa capacidade, embora não completamente compreendida, pode ter vantagens evolutivas relacionadas à comunicação em ambientes complexos como florestas tropicais.

Em seu habitat natural, os papagaios utilizam esses sons para se comunicar sobre localização de alimentos e alertar sobre predadores, facilitando suas complexas interações sociais.

Quando mantidos como animais de estimação, eles podem imitar sons humanos como uma forma de buscar interação social e compensar a falta do ambiente estimulante da floresta tropical.

Viralizou!

Manuella filmou a 'artimanha' de Rico e compartilhou no seu perfil do TikTok em 17 de junho.

Com a legenda "Late, avança, quer arrumar encrenca", a publicação acumulou mais de 224 mil visualizações e milhares de comentários.

"Hahaha ele está em crise de identidade!", brincou uma internauta.
"Já pensou seu vizinho reclamando: seu papagaio está latindo muito", escreveu outra entre risadas.

Confira:

Rico, Rico, você é uma figura!

Veja também este vídeo:

Cachorros que são babás exemplares (e outros nem tanto) de bebês

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube