Mulher acorda de madrugada ouvindo latidos de cachorra - quando olha pela janela, vê cena inusitada

"Parece que elas estão planejando alguma coisa"

Por
em Mundo Animal

Era madrugada, por volta das 3h30, quando a artista plástica Luciana Castello Branco foi despertada por sua cachorrinha, Pinga.

Acontece que Pinga estava agitada, não porque um gato havia invadido sua casa em Brasília, mas por outro motivo.

A cachorrinha ouviu barulhos vindos da rua e, curiosa para descobrir do que se tratava, correu até a sacada.

Luciana ficou intrigada com aquele comportamento da vira-latinha, pois, ao acordar, não ouvira nada e decidiu se levantar para ver o que estava atraindo a atenção da cachorrinha.

Foi então que, ao chegar à sacada ao lado da pet, veio a surpresa!

Olhando para baixo, Luciana se deparou com uma manada de capivaras caminhando pela rua.

Até aí tudo bem, pois segundo Luciana declarou ao Amo Meu Pet, ela mora perto do Lago Paranoá e "elas sempre passam por ali, é normal".

Só que o detalhe curioso da cena é que as capivaras, num total de quinze, andavam em fila. Literalmente, estavam andando em fila indiana!

"Quando eu vi aquilo, falei 'eu não tô acreditando. Será que é insônia? Tô meio grogue? Ou tomei algum remédio errado'", relembrou.

Luciana achou aquilo incrível e, sem perder tempo, pegou seu celular para filmar.

Durante a gravação, a artista acreditou que interagir com elas seria uma boa ideia e então disse 'boa noite'.

Nesse momento, as capivaras ficaram paralisadas. Estáticas, algumas ficaram sentadas e outras de pé, até que depois de um tempo retomaram a caminhada.

"Normalmente, a vigilância onde moro tem guardas que patrulham de moto. Eles costumam expulsar as capivaras de volta para o lago. Mas naquela noite, não fizeram nada", disse. "Foi realmente interessante, nunca tinha visto algo assim".

A artista compartilhou o vídeo em seu perfil do TikTok em 20 de junho; a publicação acumulou mais de 10 milhões de visualizações e milhares de comentários.

"Parece que elas estão planejando alguma coisa", comentou uma internauta.
"Chocada que elas são mais organizadas em fila do que qualquer humano tentando organizar uma fila para qualquer coisa", disse outra.
"Mais comportadas que meus alunos", comparou uma terceira.

Confira:

Demais, né?!

Curiosidades sobre as capivaras

Segundo a National Geographic, as capivaras são animais adaptáveis e sociáveis que aprenderam a conviver em ambientes urbanos devido às mudanças em seus habitats naturais. Aqui estão alguns pontos-chave sobre como as capivaras se adaptaram aos centros urbanos:

  • Adaptação ao Ambiente Urbano: As capivaras tornaram-se animais generalistas, socializando com humanos e se adaptando às cidades. Isso é visto como uma resposta à invasão humana em seus habitats naturais, o que as forçou a buscar novos espaços para sobreviver.
  • Condições de Vida: São frequentemente encontradas em áreas urbanas arborizadas próximas a rios ou lagoas, onde podem manter alguns dos seus hábitos naturais, como a alimentação baseada em vegetação aquática e a reprodução e lazer em corpos d'água.
  • Comportamento Adaptativo: Nas cidades, as capivaras alteraram seus períodos de atividade para a noite, visando evitar o intenso movimento urbano. Ademais, adotaram locais como pontes ou ilhas de terra em rios como refúgios alternativos.
  • Desafios e Convivência: Apesar da adaptabilidade, a convivência com humanos não é isenta de conflitos, incluindo riscos à saúde pública, como a transmissão da febre maculosa, e perdas econômicas em áreas agrícolas devido ao comportamento oportunista das capivaras.
  • Estratégias de Manejo: Para uma convivência mais harmoniosa, são necessários planos de manejo que controlem a população de capivaras, minimizando conflitos e monitorando seus impactos nos ambientes urbanos.

Essas adaptações e estratégias mostram a resiliência das capivaras e destacam a importância de entender e gerenciar a interação entre vida selvagem e ambientes urbanos.

Veja também este vídeo:

Motorista avista pequeno ponto se mexendo no asfalto e resolve se aproximar

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube