Cão Pinscher sentimental enche os olhos de lágrimas ao ver tutora fazer carinho em outro cachorro

Por
em Comportamento

Em um vídeo emocionante publicado no Tik Tok no dia 22 de junho pelo perfil @laura.pinscher, uma cachorrinha da raça pinscher de cor chocolate, chamada Laura, comoveu os internautas ao chorar com lágrimas visíveis ao ver sua tutora segurando outro cão no colo.

A cena, que rapidamente viralizou, levantou a questão: será que os cães são capazes de sentir ciúmes?

O vídeo mostra Laura com uma expressão visivelmente triste, derramando lágrimas enquanto observa sua tutora dar atenção a outro cachorro.

Este comportamento não só impressionou os espectadores, mas também gerou um intenso debate sobre as emoções caninas e a capacidade dos cães de sentir ciúmes.

A internauta Raissa Couto mobilizou outros usuários da rede a pesquisarem sobre o comportamento.

“Falando sério, algum veterinário consegue responder se realmente o cachorro chora?”, questionou.

Confira o vídeo abaixo:

De acordo com especialistas em comportamento animal, cães podem, de fato, sentir emoções complexas, incluindo ciúmes.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em San Diego, publicada no periódico PLOS ONE, mostrou que os cães exibem comportamentos ciumentos quando seus donos interagem com outros cães.

No estudo, 36 cães foram observados enquanto seus donos demonstravam afeto a objetos que se assemelhavam a cães de pelúcia.

Os resultados indicaram que muitos dos cães tentavam interpor-se entre o dono e o objeto ou exibiam sinais de angústia.

Apesar do sentimento, de acordo com o site Pet Visão - especializado em oftalmologia em cães, os animais não choram com lágrimas como o ser humano.

O choro de muitos animais é um tipo especial de vocalização, ou seja, um som diferente que sai pelas cordas vocais. Esse choro sem lágrimas teria função defensiva e seria uma forma de chamar a atenção de um adulto.

Da mesma forma, a falta de comida, de água e a exposição ao frio e ao vento também podem deixar cachorros e gatos de qualquer idade se sentindo desconfortáveis, provocando o choro.

Outra atitude comum dos animais é a de chorar por manha – como fazem as crianças – buscando a atenção de seus donos, mesmo quando recebem muitos carinhos.

Laura, a adorável pinscher, é um exemplo claro dessa teoria.

Sua reação ao ver outro cão nos braços de sua tutora evidencia como esses animais podem ser profundamente ligados aos seus donos e experimentar uma gama de emoções.

Este comportamento não é exclusivo dos cães; outros animais de estimação, como gatos, pássaros e chimpanzés, também podem demonstrar sinais de ciúmes em situações semelhantes.

Além disso, a capacidade dos cães de sentir e expressar emoções pode ser vista em muitos aspectos do seu comportamento diário.

Eles podem sentir alegria, tristeza, ansiedade e, como mostrado por Laura, até mesmo ciúmes.

Esta ampla gama de emoções fortalece a ligação entre humanos e cães, tornando esses animais de estimação companheiros fiéis e sensíveis.

O vídeo da cachorrinha sentimental já conta com 702 mil visualizações, 107 mil curtidas e 660 comentários.

“Ela chorando e eu chorando vendo ela chorando”.
“Ela é belezinha, não faz isso com ela não”.
“Eu sou ela no meu dia mais sentimental”.

Disseram os internautas.

Para acompanhar mais aventuras de Laura, siga o perfil @laura.pinscher no Tik Tok.

Você tem uma história fofa, engraçada ou emocionante sobre o seu animal de estimação? Envie para nós! Ele pode virar matéria aqui no nosso site e até ficar famoso!

Enviar história do meu pet!

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.