Turista brasileira não consegue acreditar no gato que encontrou durante viagem
Por Beatriz Menezes em GatosDurante uma viagem a Istambul, uma confeiteira personalizada e proprietária do estabelecimento Doces Dona Luiza compartilhou no Instagram um registro que a deixou impressionada.
No vídeo, um gato persa desfrutava de uma vida de luxo que deixou a turista brasileira e seus seguidores surpresos.
A confeiteira estava explorando a vibrante cidade de Istambul, quando avistou um gato persa relaxando em cima de uma cadeira na praça, vestindo uma camisa e aproveitando a brisa do verão de frente para o mar.
A cena incomum inspirou uma postagem divertida e cheia de admiração em suas redes sociais.
"Você já viu um gato de camisa!?!? Tomando um café da tarde à beira do estreito do Bósforo, apreciando essa cidade que é limite de Ásia e Europa! Pode falar a verdade! Você queria ser esse gatinho!!! Kkkk Aqui em Istanbul além dessa “tetéia” eles existem aos milhares! Vivem livres e a população os trata com carinho e cuidado, é super comum ver pratinhos de comida e água pelos cantos! Um dos motivos para ter tantos felinos é porque os Islãs amam gatos!" escreveu ela na legenda do vídeo.
De acordo com Lídia, a turista e amante de felinos, nunca havia visto um gato tão bem cuidado em toda sua vida.
O relato, que rapidamente ganhou popularidade nas redes sociais, capturou a atenção de amantes de animais ao redor do mundo, destacando a peculiaridade e o carinho com que os felinos são tratados em Istambul.
O vídeo tem mais de 50 mil curtidas e milhares de comentários.
“Esse é o famoso gato herdeiro, sem se preocupar nem com a qualidade da ração e nem com a massagem dos humanos”.
“Estudar pra dar essa vida para o meu gato”.
“O gato feliz tem essa cara...os triste são simpáticos porque precisam ganhar comida”.
Comentaram os internautas.
Confira o vídeo de Lídia:
Os turistas que visitam Istambul muitas vezes se surpreendem ao ver a quantidade de gatos pelas ruas, praças e parques, todos vivendo livremente e sendo bem cuidados pela comunidade.
De acordo com o site TRT, os mais de 100.000 gatos que habitam Istambul se tornaram parte da paisagem, da dinâmica e da cultura da cidade.
Mas, não é apenas nas ruas que eles vivem, os gatos também são animais de estimação em diversas casas turcas, na maior parte das vezes, adotados.
Eles estão em, literalmente, todos os lugares. Em cafés, restaurantes, hotéis, supermercados, vitrines de lojas e até em cima dos carros, até dentro dos hospitais.
Lá os gatos de rua turcos não são de ninguém e, ao mesmo tempo, são de todos.
A religião também desempenhou um papel fundamental na construção dessa relação, afinal o Islã considera os gatos animais limpos, o que é muito importante para os muçulmanos, já que a limpeza é altamente valorizada na religião.
A habilidade dos gatos de se limparem é visto como uma qualidade positiva de acordo com os preceitos islâmicos de pureza e higiene.
Veja também este vídeo:
Cachorros e gatos com habilidades especiais: Pets que fogem dos padrões