10 principais sinais de que seu cão pode estar doente
Por Redação Amo Meu PET em DicasVisão geral
Como é o caso das pessoas, a saúde de um cão muda com a idade. Infelizmente, nossos animais de estimação envelhecem muito mais rápido do que nós.
Sintomas
Independentemente da idade do seu cão, você desempenha um papel fundamental em ajudá-lo a combater doenças e a permanecer o mais saudável possível. Lembre-se, seu cão não pode descrever os sintomas para você, mas ele pode mostrar sinais de doença. A consciência dos sinais das doenças mais comuns é uma forma de ajudar a reduzir o risco de o seu animal de estimação ser afetado por eles. É um pouco assustador considerar que pelo menos 10% dos animais que parecem saudáveis para seus donos e seus veterinários durante exames anuais têm doenças subjacentes.
Os 10 principais sinais de que seu cão pode estar doente:
Mau hálito ou baba
Beber ou urinar excessivamente
Mudança de apetite associada à perda ou ganho de peso
Alteração no nível de atividade (por exemplo, falta de interesse em fazer as coisas que eles já fizeram)
Rigidez ou dificuldade em subir escadas
Dormir mais do que o normal, ou outro comportamento ou mudanças de atitude
Tosse, espirros, respiração ofegante
Pele seca ou com comichão, feridas, caroços ou agitação da cabeça
Distúrbios digestivos freqüentes ou mudança nos movimentos intestinais
Olhos secos, vermelhos ou nublados
Se o seu melhor amigo apresentar sintomas de doença, você deve entrar em contato com seu veterinário imediatamente.
Infelizmente, você nem sempre reconhece que seu cão está doente. Muitas vezes, mesmo os donos de cães mais bem intencionados atribuem os sinais sutis da doença ao envelhecimento.
Diagnóstico / Tratamento
Como os sinais de doença nem sempre são óbvios, seu veterinário pode recomendar testes de cuidados preventivos como parte do exame anual de seu cão.
O teste preventivo geralmente inclui o seguinte:
Testes químicos e eletrolíticos para avaliar o status dos órgãos internos e garantir que seu cão não esteja desidratado ou sofra um desequilíbrio eletrolítico.
Testes para identificar se seu animal de estimação pode ter dirofilariose, carrapatos ou outras doenças infecciosas
Um hemograma completo para descartar condições relacionadas ao sangue
Exames de urina para rastreamento de infecção do trato urinário e outras doenças e para avaliar a capacidade dos rins de concentrar a urina
Um teste de tireóide para determinar se a glândula tireóide está produzindo muito pouco hormônio da tireóide
Um ECG para rastrear um ritmo cardíaco anormal, que pode indicar doença cardíaca subjacente
Testes adicionais podem ser adicionados individualmente. Seu veterinário irá recomendar o curso certo para o seu melhor amigo.
Prevenção
A triagem de cuidados preventivos não só ajuda a detectar doenças em seus estágios iniciais, quando tem maior probabilidade de responder ao tratamento, mas também pode ajudar a evitar gastos médicos significativos e riscos à saúde do seu cão se uma doença não for detectada. Além disso, ao estabelecer os valores laboratoriais básicos normais do seu animal de estimação, seu veterinário - e você - podem ver com mais facilidade quando algo está errado com seu animal de estimação. A triagem anual é a melhor medicina preventiva!
Para mais informações sobre testes preventivos, entre em contato com seu veterinário - seu melhor recurso para obter informações sobre a saúde e o bem-estar de seu animal de estimação.
Se você tiver dúvidas ou preocupações, você deve sempre visitar ou ligar para o seu veterinário - eles são o seu melhor recurso para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação.
Referência:
1. Rehm M. Vendo em dobro. Vet Econ. 2007; 48 (10): 40-48.
Traduzido de pethealthnetwork.com