Gato idoso desenvolve obsessão por banhos - agora tutora não consegue mais tomar banho sozinha

Por
em Gatos

Quando Dominique Iftekaralikhan resgatou o gatinho Willem de um abrigo de animais, ele estava completamente sujo. Então, decidiu dar um banho rápido e algo inimaginável aconteceu: ele ficou obcecado por banhos!

Dominique, moradora de Cuijk, nos Países Baixos (a antiga Holanda), resgatou Willem já sendo um gatinho sênior de 10 anos. Em uma entrevista à Newsweek, ela contou que Willem sofria muito no abrigo por causa dos outros gatos dominantes, o que o impediu até de usar a caixa de areia.

No dia em que o viu, seu coração ficou partido. Willem estava completamente coberto de urina e fezes e sequer se limpava.

"Quando fui acariciá-lo, ele olhou para mim como: 'Você realmente está vindo atrás de mim?' Eu o levei para casa e, daquele momento em diante, somos inseparáveis", lembrou.

Ao chegar em casa com o novo companheiro, Dominique quis dar um banho nele para eliminar toda a sujeira, mas estava preocupada em estressá-lo.

No ano passado, conversamos com o veterinário especialista em comportamento felino Dan Baeta, que explicou como dar banho em gatos pode ser nocivo e até levar a óbito (lembrando que banho envolve o uso de shampoo ou sabão).

Entretanto, existem alguns gatinhos que adoram água e até entram no chuveiro por conta própria. E foi exatamente isso que aconteceu com Willem!

Ao ver que a nova tutora estava tomando banho, Willem quis participar. Então, Dominique aproveitou para dar banho nele.

"Fiquei sem palavras no primeiro dia", disse.

“Agora não posso tomar banho sozinha que ele fica gritando e arranhando. Ele quer de novo e de novo, mesmo quando não estou tomando banho, ele implora por um banho”, contou a tutora ao The Dodo.

Veja o vídeo:

Segundo o veterinário, não há problema algum em deixar esses gatinhos brincarem na água, desde que estejam sob supervisão.

Mas, mais uma vez, é importante ressaltar que isso deve ser feito somente se o gato gostar. Levar um gato para a água contra a vontade pode ser extremamente estressante.

Desde então, a rotina matinal de Dominique nunca mais foi a mesma. Ela mal acorda e Willem já corre para o box, ansioso para que eles tomem o banho da manhã juntos.

"O sistema de distribuição de gatos te enviou um gato de água"

“Eu sempre me atraso por causa disso”, admite.

Apesar desse detalhe, Dominique ama muito Willem e faz o possível para que ele seja feliz e tenha a melhor vida. Para isso, ela até deu um irmãozinho mais novo para ele, o gatinho Pieter.

“Eu realmente acho que Willem é meu gato alma gêmea. Ele traz tanta alegria e amor. Ele é meu melhor amigo”, finaliza.

Você pode seguir Dominique no Instagram clicando aqui.

Veja também este vídeo:

Descobrimos quais são os transtornos mentais dos gatos | Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora.