Menina chama pelo pai quando vê alguém precisando de ajuda em árvore

Por
em Mundo Animal

Adelie é uma garotinha cheia de energia que vive com sua família na África do Sul.

A pequena adora brincar no pátio de casa, mas, nos últimos dias, o motivo para estar no quintal não é apenas a diversão, e sim algo muito especial.

O que será, hein?

Adelie é apaixonada pela natureza e, ao ver um ninho de hadedas, aves da família dos íbis conhecidas pelo seu canto distintivo e alto, na árvore, seu motivo para ir ao quintal passou a ser admirá-las.

Porém, em um dia de junho, ao observar as aves, notou algo errado e rapidamente avisou seu pai.

Graças à sua ação, o pior não aconteceu!

O caso

Adelie ama observar a árvore onde está o ninho de hadedas. Ao menos uma vez por dia, ela vai até o quintal com sua mãe para contemplá-los.

Certa tarde, ao olhar seus amiguinhos, percebeu que um dos hadedas estava emaranhado entre os galhos, impossibilitado de se mexer.

Vê-lo naquela situação deixou a menina angustiada, e ela rapidamente ligou para seu pai, que não estava em casa, pedindo ajuda.

Assim que chegou, Lance, o pai da menina, correu até o quintal para avaliar a situação e, após traçar um plano, agiu!

O resgate

O homem apoiou uma escada na árvore, escalou-a habilmente, pegou a ave e a trouxe para o chão, soltando-a do emaranhado.

Após o resgate, a família entrou em contato com o santuário de animais FreeMe Wildlife, que rapidamente enviou uma equipe para socorrer o pássaro.

“Estamos constantemente surpresos e confortados com o que algumas pessoas fazem pela vida selvagem”, escreveu FreeMe Wildlife em um post.

A ave foi levada para o santuário, onde passou por uma avaliação médica e ficou em observação.

Após alguns dias do resgate, a equipe tentou alçar voo com a ave, e o melhor aconteceu: ela voou, mostrando que estava pronta para voltar à natureza.

“O hadeda foi solto para voar e se juntar aos outros em seu bando novamente", contou Tammy Caine, membro da equipe da FreeMe Wildlife, ao The Dodo.

Graças ao olhar atento de Adelie, esse pássaro teve um final feliz!

Sobre o hadeda

Segundo o The Conversation, íbis-de-hadeda (Bostrychia hagedash) é uma das espécies de pássaros mais conhecidas na África subsaariana.

São grandes aves de pernas longas com bicos finos para sondar invertebrados no solo e possuem penas iridescentes nas asas.

Conhecidos como "despertadores africanos" devido aos seus chamados altos, esses pássaros habitam áreas desde o Cabo até o Quênia, Etiópia e Sudão, e expandiram-se para áreas urbanas na África do Sul.

Pesquisas recentes revelaram que os hadedas possuem um "sexto sentido" para detectar vibrações no solo, crucial para encontrar presas como minhocas, especialmente em solos úmidos.

Essa habilidade ajudou na expansão do alcance desses pássaros, principalmente em áreas irrigadas.

Contudo, sua dependência de solos úmidos os torna vulneráveis durante secas prolongadas, uma preocupação crescente devido às mudanças climáticas.

Essas descobertas sublinham a importância de considerar as necessidades sensoriais das aves em seus habitats, especialmente em relação aos níveis de água no solo.

Veja também este vídeo:

Há anos, sofá foi o lugar favorito de golden retriever em casa-até que escolha de família mudou tudo

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube