Mesmo machucada, mãe coala se esforça para proteger filhote - mas algo estava errado

Por
em Mundo Animal

No dia 20 de abril, o Centro de Resgate de Coalas de Stirling, na Austrália, viralizou no Facebook ao contar um resgate diferenciado.

O Centro está acostumado a resgatar coalas, mas esse em questão mexeu com os protetores e também com internautas e simpatizantes que acompanham a causa animal.

A equipe foi acionada por um popular que passava por uma área de vegetação e se deparou com uma mamãe e seus filhotes agarrados no chão.

Com um pressentimento de que aquilo não era normal no mundo animal, decidiu acionar os protetores.

Sendo assim, a equipe da ONG resolveu avaliar a situação. Quando encontraram a família logo chegaram a uma conclusão de que tinha algo errado.

Coalas sempre estão em cima das árvores no alto, não é muito comum serem encontradas no chão.

Desta maneira correram para avaliá-los: foi constatado de que a mamãe estava com uma fratura na perna, enquanto o filhote aparentava estar com a saúde em dia.

Mas para evitar qualquer transtorno e diagnóstico errado, eles foram encaminhados para uma avaliação médica por veterinários especializados na Adelaide Koala & Wildlife Centre.

“Mesmo com dor e incapaz de escalar, a mãe coala ainda conseguiu carregar e proteger o bebê e chegar a áreas onde eles poderiam obter comida, provavelmente do chão de galhos muito baixos de eucalipto. Ela fez um trabalho incrível, pois o filhote tem um peso bom e saudável”. contou o porta-voz na publicação.

O raio-x confirmou a suspeita, Mimsy como foi batizada estava com uma fratura que indica uma lesão de duas a três semanas, estava começando a se recuperar, exceto pela dor.

Decidiram então que ela não precisava imobilizar a pata ou fazer cirurgia, apenas tomar um remédio para dor.

Enquanto isso Lottie, o filhote, desfrutava de muito dengo e carinho que recebia da equipe de voluntários.

Como estava passando por um tratamento com remédios, Mimsy não podia amamentar o filhote, sendo assim Lotti passou a ser alimentado com fórmula.

Naquela noite, com o tratamento fazendo efeito e longe de possíveis predadores, os dois dormiram um sono profundo.

Conforme os dias foram passando e o quadro de saúde de Mimsy melhorando, a equipe resolveu testá-los.

Ambos foram levados para um área que imita o habitat natural, para avaliar se conseguiram sobreviver na natureza.

“Lottie recebeu sinal verde para ser liberada, e os planos serão colocados em prática muito em breve para que [mãe] e o bebê sejam liberados juntos”, escreveu o Koala Rescue no Facebook.

A equipe não podia ter feito um trabalho melhor. É normal que fiquem apegados aos animaizinhos, mas sabem que o melhor a fazer é deixá-los viver a vida como manda a tradição.

Na hora certa irão devolvê-los para a área onde foram encontrados e esperar pelo grande momento: Mimsy voltar a escalar uma árvore.

Veja também este vídeo:

Cachorros e gatos com habilidades especiais: Pets que fogem dos padrões

Jornalista formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Gosta de livros, animais e é vegetariana.