Especialista explica por que gatos ao redor do mundo estão 'apaixonados' pelas ginastas das Olimpíadas

Por
em Gatos

As Olimpíadas em Paris 2024 começaram e, com elas, surgiram vários vídeos de internautas mostrando como seus gatos estão reagindo às apresentações de ginástica olímpica.

As reações variam entre assistir tudo de perto, como o gatinho Avelã, da internauta Agnes Guimarães;

Assistir ainda mais de perto, praticamente dentro da TV, como o gatinho da internauta @kirra_carter;

Ou até como Ema, a gata da internauta Dyonara Monartes, que de alguma forma misteriosa conseguiu 'derrubar' a atleta da trave.

Parece que essa é uma habilidade de alguns gatos...

Mas será que os felinos estão fazendo isso para demonstrar seus poderes psíquicos? Ou será que eles são fãs de ginástica olímpica? (Isso explicaria muita coisa.)

Para tirar essa dúvida, o portal britânico Newsweek conversou com a veterinária especialista em comportamento felino, Dra. Rachel Geller.

Por mais que os gatos sejam aspirantes ao parkour e à ginástica olímpica, o fenômeno que realmente está acontecendo nesses casos é que os felinos apenas estão seguindo seus instintos.

Os movimentos executados pelas ginastas são impressionantes para os humanos, mas, para os gatos, eles estão mais para uma presa. E os gatos são caçadores natos.

"Os gatos são altamente reativos ao movimento," disse a especialista.

Os gatos vivem pela emoção da caça, e o comportamento é estimulado pelo movimento, especialmente os movimentos imprevisíveis.

A Dra. Rachel Geller explicou que as presas param ou fingem-se de mortas para tentar enganar os predadores, por isso, os "movimentos explosivos" das ginastas despertam o caçador natural dentro deles.

Ou seja, quando a ginasta corre, salta, gira e, de repente, para, ela está “imitando” o comportamento de uma presa. O mesmo vale para as barras.

"Nas barras, elas fazem todos esses movimentos e depois passam entre as barras, seguram uma parada de mão", disse Rachel. "O movimento linear muito emocionante é muito atraente para os gatos."

É saudável para o gato?

A especialista também complementou que deixar o felino assistir pode alimentar o desejo e a necessidade de caça, o que pode ser muito positivo, visto que os gatos se sentem mais felizes quando estão caçando.

Mas com a parte de ginástica das Olimpíadas acabando, há outras maneiras de fazer um gato se sentir como um caçador.

Rachel sugeriu ligar a TV em ‘programas para gatos’, como vídeos de passarinhos, ou brincar com um brinquedo destinado aos gatos, como uma vara, de uma forma que possa imitar o movimento da presa.

Mova o brinquedo para cima e para baixo, esconda-o, pause e deixe seu gato pegar a "presa" no final da brincadeira.

Dessa forma, seu felino continuará feliz, saudável e entretido, mesmo sem as ginastas na tela.

Veja também este vídeo:

Descobrimos quais são os transtornos mentais dos gatos | Jornalzinho Amo Meu Pet

Redatora.