Pitbull deixa claro qual a 'opinião' dela sobre fazer exercícios físicos
Por Larissa Soares em HumorArya, uma pitbull cinza de cinco anos, vive uma boa vida em Illinois, nos Estados Unidos, ao lado de seus “irmãos” e da tutora Angelina.
Mas, como muitas mães solo sabem, a rotina de Angelina é apertada, e isso acabou impactando as caminhadas diárias de Arya.
“Ela sempre foi uma cadela ativa, mas como sou mãe solteira, nossas caminhadas não têm sido tão frequentes como costumavam ser”, disse Angelina ao The Dodo.
Como consequência, Arya acabou ganhando alguns quilinhos. Então Angelina resolveu tomar uma atitude para manter a cadela saudável.
Angelina trabalha em uma clínica veterinária, a Four Paws Animal Hospital. Entre os serviços que o local oferece, está a hidroterapia para cães.
Visto que Arya sempre gostou de água, Angelina achou que seria uma ótima ideia matricular a cadela nessa modalidade.
“E ela só precisa de uma ajudinha para perder alguns quilos”, disse.
A hidroterapia é uma forma de terapia aquática que pode combinar a água com algum tipo de exercício físico.
Além do gasto calórico, a prática traz muitos benefícios, como o aumento da resistência cardiovascular e condicionamento dos músculos sem colocar estresse nas articulações, conforme informações do American Kennel Club (AKC).
A água quente também serve para relaxar as articulações e os músculos, proporcionando um alívio das dores e auxiliando na cura de lesões.
“A natureza de baixo impacto do exercício de hidroterapia permite seu uso em pacientes de todas as idades, incluindo pacientes geriátricos com artrite e atrofia ou desgaste muscular”, disse a veterinária Tari Kern ao AKC.
No entanto, Arya não estava nada empolgada com a ideia.
“Ela não é fã de esteira”, disse Angelina. “Ela ama água normalmente, mas não a esteira subaquática.”
Para tentar tornar a experiência mais agradável, a técnica de fisioterapia, Hannah, jogou um macarrão de piscina na água para Arya brincar.
Mas a cadela, em vez de se divertir, decidiu mostrar o que realmente achava dos exercícios físicos.
No início, Arya simplesmente carregava o macarrão na boca, como se fosse um suporte.
Mas logo a frustração tomou conta, e ela começou a sacudir o macarrão com toda a sua força, despedaçando-o em pequenos pedaços.
“Depois que ela separou um pedaço menor, Hannah começou a tirar os pedaços maiores, e ela usou o pedaço restante em sua boca para ir para baixo da água com ele e sacudi-lo agressivamente”, disse Angelina. “Foi quando ela começou a fazer respingos maiores.
Arya resolveu usar o macarrão como um instrumento de vingança e ela conseguiu molhar toda a equipe durante seus 20 minutos de exercício.
No fim, ela parecia orgulhosa do seu plano. Entretanto, tudo o que conseguiu foi causar gargalhadas na equipe - já que a rotina de exercícios dela está apenas começando.
“Ela não gosta de malhar na esteira, e isso foi como se ela dissesse: 'Ha, tomem isso, rapazes, é isso que vocês ganham por me fazerem exercitar!'”.
Curiosidade sobre a hidroterapia em cães
A hidroterapia é praticada pelos humanos há muito tempo, mas foram os cavalos que ‘incentivaram’ o uso dessa terapia em cães.
Os especialistas começaram a observar os benefícios dessa prática na recuperação muscular dos cavalos de corrida, então eles resolveram testar os resultados nos “cavalos de corrida compactos”. Pôneis? Não, os galgos!
A partir daí, a prática foi adaptada para os doguinhos e tem se tornado cada vez mais popular.
Veja também este vídeo:
Conheça os principais tipos de vira-latas
Redatora.