Biólogo encontra imagens incríveis de animal raro deslumbrante posando para câmera em floresta

Por
em Mundo Animal

Gravações de uma câmera de trilha em uma floresta no norte de Minnesota, Estados Unidos, registraram um animal deslumbrante e raro: um Lince-do-canadá.

A cena, surpreendente, chama a atenção, especialmente por se tratar de um animal raro que aparece quase que posando para as câmeras, e o melhor, sem saber que estava sendo gravado.

As imagens foram descobertas pelo biólogo Tom Gable, líder do Projeto Lobo Voyageurs, após revisar horas e horas de gravações.

No vídeo, gravado na Península de Kabetogama, é possível ver o lince andando calmamente pela floresta, até que ele se posiciona a poucos metros da câmera - como se soubesse que estava sendo filmado.

O olhar curioso do animal, com orelhas características e atentas, quase fizeram parecer que o lince sabia que estava sendo filmado. Muito fotogênico!

Gable e sua equipe mantêm uma rede de 350 câmeras de trilha, com o intuito de estudar o comportamento dos lobos na região.

A pesquisa deles é financiada pelo Minnesota Environment and Natural Resources Trust Fund.

Para aumentar as chances de capturar imagens nítidas da vida selvagem, a equipe posicionou as câmeras estrategicamente ao longo de caminhos de animais bem utilizados, em vez de áreas mais movimentadas, como trilhas de quadriciclos ou estradas de exploração madeireira.

Apesar de incrível, essa não foi a primeira vez que o biólogo capturou imagens de um lince; no entanto, ele enfatizou que esse registro é realmente extraordinário. Gable observa que a maioria das filmagens são de linces à noite ou à distância.

“Muitas coisas fortuitas tiveram que acontecer, não apenas para o lince ficar ali, mas para que a iluminação fosse boa e para que houvesse aquele fundo bonito de North Woods”, disse Gable ao Star Tribune. “Essas são as coisas que tornam tudo realmente legal.”

Outro ponto que chama a atenção é o local em que a filmagem foi registrada: em uma área remota e densamente florestada, acessível somente por meio de trilhas, e é conhecida por abrigar aproximadamente quatro matilhas de lobos.

Lince-do-canadá, facilmente identificado por seu pelo longo e tufos pretos nas orelhas, é uma espécie listada como ameaçada pela Lei de Espécies Ameaçadas. Em Minnesota, a população dessa espécie é estimada entre 100 e 300 indivíduos.

A dieta do lince canadense é composta principalmente por lebres-da-neve, embora também se alimente de outros pequenos mamíferos. Esses grandes felinos são naturalmente tímidos e evitam o contato com humanos sempre que possível.

Os linces-do-Canadá são tipicamente de cor marrom-avermelhada no verão, e na transição do outono ao inverno, sua pelagem fica prateada ou cinzenta. Esta característica permite que os animais permaneçam camuflados nos bosques do norte para caçar animais como lebres-americanas, sua principal presa, segundo o National Geographic Brasil.

Segundo Stan Boutin, ecologista da Universidade de Alberta, no Canadá, os pesquisadores suspeitam que o melanismo seja uma má adaptação, ou inútil no caso do lince-do-Canadá. Isto porque seria mais difícil para eles se camuflarem na neve, onde passam grande parte de suas vidas caçando.

Veja o vídeo:

Veja também este vídeo:

Conheça os principais tipos de vira-latas