Festival de cinema independente exibe 73 minutos de vídeos de gatinhos

Por
em Gatos

O Cat Video Fest é um evento anual e independente que reúne os amantes de gatos em mais de cem cinemas nos Estados Unidos e Canadá. Neste ano, em Nova York, o festival aconteceu nos dias 3 e 4 de agosto.

Imagine só, 73 minutos ininterruptos de vídeos de gatinhos exibidos na telona, em um compilado dos melhores momentos do ano.

Gatos sendo gatos, gatos sendo fofos, gatos engraçados, rabugentos, palhaços, desastrados, habilidosos, etc.

E o melhor é que não se trata apenas de diversão. O evento tem um propósito maior: arrecadar fundos para abrigos de animais locais e organizações de bem-estar animal.

Este ano, a arrecadação foi um sucesso, alcançando cerca de US$ 30 mil - o dobro da receita do ano passado.

O festival atraiu tanto público que quase metade dos teatros precisaram adicionar datas extras para dar conta da demanda.

O jornalista Ethan Shanfeld, da revista Variety, que não se considerava exatamente um fã de gatos, decidiu dar uma chance ao evento em Manhattan, Nova York.

Ele compartilhou sua experiência em um artigo publicado na revista no dia 6 de agosto.

“O melhor do Cat Video Fest é que ele é exatamente o que você pensa que é: 73 minutos de vídeos de gatos sem parar. Parece uma cápsula do tempo saudável da internet do YouTube antigo, ou talvez do feed do Facebook da sua avó”, escreveu Ethan.

Will Braden, organizador do festival desde 2016, contou ao jornalista que dedica o ano inteiro ao evento.

Três meses são gastos apenas coletando clipes e obtendo autorizações, trabalho minucioso que ele faz em uma planilha do Excel.

De cerca de 15 mil vídeos de gatos, ele seleciona os 200 melhores para o festival.

Depois, Will passa outros três meses editando o filme e mais três coordenando com o distribuidor Oscilloscope Labs e fazendo a imprensa.

Will, que se formou em cinema no Seattle Film Institute em 2006, nunca imaginou que seu caminho profissional tomaria esse rumo.

“Eu não tinha esse plano quando estava na escola de cinema, mas definitivamente não estava pensando que seria o próximo Martin Scorsese”, ele ri.

Ele brinca que seus cartões de visita poderiam dizer que seu trabalho é assistir a vídeos de gatos, mas ele sabe que é muito mais que isso.

“Enquanto as pessoas rirem, e enquanto arrecadarmos dinheiro para gatos necessitados, então terei o melhor emprego de todos, pelo tempo que eu quiser”, disse.

E para o jornalista Ethan Shanfeld, a experiência de acordar cedo no sábado de manhã para assistir ao Cat Video Fest foi, nas palavras dele, “revigorante”.

Aliás, foi isso que um estudo realizado em 2019 pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, mostrou: assistir vídeos de bichinhos fofos tende a reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

E os participantes do estudo viram apenas 30 minutos de fofurices. Nada como 73 minutos de gatinhos para ‘desintoxicar’ a mente.

Veja também este vídeo:

Conheça os principais tipos de vira-latas

Redatora.