Gata fica 'transtornada' ao ver resultado de decisão de família
Por Larissa Soares em GatosPip, uma gata da raça Norueguês da Floresta, sempre foi a rainha da casa. Ou, como a tutora Lisa Ringnalda descreve, “uma diva gordinha”.
"Ela não é o tipo de gatinha que vem e deita ao seu lado na cama ou no sofá, mas é tão tranquila que você pode fazer qualquer coisa com ela", compartilhou Lisa com a Newsweek.
Por sete anos, Pip aproveitou sua vida de ‘filha única’, desfrutando de toda a atenção e carinho de sua família.
Até que, recentemente, Lisa e sua família decidiram que Pip precisava de companhia. Assim, adotaram Mimi, um filhote de gato de pelo curto inglês.
No entanto, o primeiro encontro entre Pip e Mimi não saiu bem como esperado e acabou gerando muitas risadas na internet.
Pip, a rainha do lar, ficou simplesmente incrédula com a presença daquele novo habitante.
Lisa compartilhou no TikTok o vídeo hilário do encontro. Enquanto Mimi, o filhote, estava sentado calmamente em seu colo, Pip o observava com um olhar de puro pavor e descrença.
Em outro vídeo, Pip não desgruda os olhos do novo membro da família, como se estivesse tentando processar a informação.
Lisa postou o vídeo com o áudio de uma mulher dizendo "oh meu Deus, o que é isso???" e comentou que esse deveria ser o pensamento de Pip "24 horas por dia, 7 dias por semana, desde que o gatinho novo chegou".
Os internautas não resistiram e se divertiram tentando interpretar os sentimentos confusos de Pip:
“O olhar está dizendo 'Como você OUSA!'”, brincou um seguidor.
“Chocada demais para falar”, comentou outro.
"A coisa mais triste sobre a traição é que ela nunca vem dos seus inimigos, mas daqueles em quem você mais confia", brincou outro usuário.
Felizmente, a tutora garantiu que Pip e Mimi estão se acostumando um com o outro e já começam a se tornar “melhores amigos”.
Lisa contou à Newsweek que Mimi "a deixa mais jovem porque corre com ela pela casa".
"Eu não esperava que eles fossem melhores amigos, mas eles estão se dando muito bem, então estou feliz com isso", falou.
O sucesso na introdução de Mimi à vida de Pip não foi por acaso. Lisa seguiu cuidadosamente o protocolo recomendado por veterinários para uma apresentação gradual.
Pip foi apresentada a Mimi lentamente, com o gatinho inicialmente mantido em um quarto separado, garantindo que "Pip não sentisse que estava sendo negligenciada".
A introdução foi feita de forma calma, com muita associação positiva, como petiscos e brincadeiras.
Isolar o novo gatinho em um cômodo separado é o primeiro passo para uma introdução bem-sucedida.
O portal Cats chama esse espaço de “quarto santuário” - um cômodo seguro e preparado com tudo o que o novo gato precisar: caixa de areia, água, comida, cama, brinquedos, etc.
Esse será o local seguro do gatinho até o fim da adaptação. Importante lembrar que esse espaço nunca deve ser o local preferido do gato mais velho.
A primeira apresentação entre os gatos deve ser feita pelos sons, seguida pelo intercâmbio de cheiros.
“Colete o cheiro de um gato usando um pano, limpando-o suavemente em volta das bochechas ou testa e, em seguida, ofereça o pano ao outro gato”, recomenda o portal.
Quando os gatos já aceitam o cheiro e o som um do outro, é hora do estímulo visual - uma porta de vidro funciona bem para isso.
Somente quando estiverem confortáveis, os gatos podem interagir sem barreiras, sempre com estímulos positivos.
Lembre-se: não force, não apresse e, acima de tudo, respeite o tempo de cada gato.
Veja também este vídeo:
Descobrimos quais são os transtornos mentais dos gatos | Jornalzinho Amo Meu Pet
Redatora.