Por que os gatos gostam tanto de brincar ou caçar ratos?

Por
em Gatos

Não importa o quão mimado o seu gato seja. Mesmo que ele tenha à disposição ração super premium e sachezinhos todos os dias, se ele avistar um rato, a caçada está praticamente garantida.

Embora existam algumas exceções, a maioria dos gatos não resiste ao instinto caçador que carrega há milênios.

Por trás daquela carinha fofa, do bafinho e dos pelos macios, existe um caçador nato, carnívoro e extremamente inteligente.

Milhares de anos atrás, os ancestrais selvagens dos gatos domésticos caçavam para sobreviver, e os ratos, assim como as aves, eram presas ideais: compactas, praticamente inofensivas e abundantes.

De acordo com a National Geographic, foi essa habilidade de caça que aproximou os gatos dos humanos.

Os gatos selvagens perceberam que os acampamentos humanos eram rodeados por roedores, e, ao se estabelecerem próximos desses locais, encontraram uma fonte constante de alimento.

Quando os humanos notaram que esses felinos ajudavam a controlar a população de pragas, surgiu uma relação que dura até hoje.

Isso começou há cerca de 5 mil anos e foi a habilidade de caçar ratos que transformou os gatos em animais de estimação.

Mas o que faz os gatos serem tão atraídos por ratos, mesmo quando estão bem alimentados?

Além do instinto predatório, os gatos são fascinados pelo movimento.

O comportamento ágil e imprevisível dos ratos é irresistível para eles, ativando todos os seus sentidos e habilidades de caçador.

Caçar ratos é perigoso para o gato?

Embora a caça seja natural, muitos tutores se preocupam com os riscos que esse comportamento pode trazer para a saúde do felino.

Veterinários do Animal Medical Center destacam alguns pontos importantes a considerar.

Uma das maiores preocupações é o envenenamento. Se um gato comer um rato que tenha ingerido veneno, existe o risco de toxicidade, embora seja necessário que ele consuma vários ratos envenenados para desenvolver sintomas graves.

Por isso, é fundamental estar atento aos sinais de intoxicação e buscar orientação veterinária imediatamente se suspeitar que seu gato possa ter comido um rato envenenado.

Além disso, os ratos podem ser portadores de parasitas, como lombrigas, ou do protozoário Toxoplasma gondii, causador da toxoplasmose.

Embora a toxoplasmose seja mais perigosa para humanos do que para os gatos, a saúde de toda a família deve ser levada em conta.

Manter os roedores longe de casa é essencial para evitar esses riscos.

Na dúvida, é melhor não deixar seu gato comer o rato. Se houver uma infestação de roedores, considere contratar um exterminador profissional e sempre mencione suas preocupações com a segurança do gato.

E se você quer satisfazer o instinto caçador do seu felino de forma segura, existem inúmeras opções de brinquedos em formato de ratos, que certamente vão manter seu gato entretido e longe de riscos.

Veja essas opções que encontramos na Shopee:

Mini ratinhos com penas coloridas - Kit com 10 unidades

Nota: 4.9/5 | Valor: R$ 27,00

Kit 2 unidades - rato com rodinha a fricção

Nota: 4.6/5 | Valor: R$ 13,69

Redatora.