Conheça Pedro, o guaxinim que sempre visita proprietário rural que tratou seus ferimentos
Por Larissa Soares em Aqueça o coraçãoSandro Fiamoncini, um morador da área rural de Katueté, um município no Paraguai a cerca de 180 km de Foz do Iguaçu/PR, ganha a vida coletando pedras preciosas na região.
Porém, há alguns meses, ele teve a sorte de ‘garimpar’ uma das mais valiosas: um guaxinim chamado Pedro.
Certo dia, enquanto estava em sua propriedade rural, Sandro encontrou um guaxinim machucado.
O bichinho estava com o rabinho ferido e por pouco não perdeu essa parte do corpo. Sem hesitar, Sandro levou o pequeno animal para casa e começou a cuidar dele.
Foram dois meses de dedicação, carinho e atenção até que Pedro, como passou a ser chamado, se recuperou plenamente.
Quando Pedro estava totalmente recuperado, Sandro decidiu soltá-lo novamente na região para que ele pudesse retornar à vida selvagem.
Mas o que aconteceu a seguir surpreendeu a todos: Pedro não se esqueceu do homem que o ajudou.
Embora Pedro seja um animal selvagem e passe o dia na mata, ele criou um vínculo especial com Sandro. Quase sempre, quando Sandro chega em casa, Pedro corre até ele para interagir.
O guaxinim vive solto na região, mas sempre que quer, entra na casa para visitar seu amigo humano. “Ele vai e volta a hora que quer”, disse Sandro em um vídeo compartilhado nas redes sociais.
Pedro também se tornou amigo dos outros animais da propriedade. Em um dos vídeos, ele aparece aconchegado, dormindo ao lado de um gato.
Apesar de ser amigável com os animais, Pedro é seletivo quando se trata de humanos.
“Ele não vai com outra pessoa que não seja eu”, explicou Sandro.
Desde o início de junho, Sandro começou a compartilhar a rotina adorável entre ele e Pedro no TikTok, em uma conta dedicada ao guaxinim.
Nos vídeos, Pedro é visto brincando, atrapalhando, digo, ajudando Sandro a coletar pedras, interagindo com os outros animais ou simplesmente aparecendo na propriedade à noite para dar um oi.
“Que fofoo!! Então ele é como se fosse seu vizinho e vocês batem um papo às vezes kkkk”, concluiu uma seguidora. Sandro respondeu: “Exato, mas só quando ele quer kk”.
Você pode seguir Pedro no TikTok @pedroguaxinimpedro.
Existe guaxinim no Brasil?
Embora Sandro e Pedro morem no Paraguai, o município onde vivem está próximo à fronteira com o Brasil.
Por isso, muitos internautas ficaram surpresos, já que é comum ver esses bichinhos em vídeos norte-americanos, mas não em registros brasileiros.
O educador ambiental Biomesquita gravou um vídeo comentando o caso e explicou que sim, existe guaxinim no Brasil.
O que acontece é que esses bichinhos costumam ser chamados por outro nome: mão-pelada.
Além disso, ao contrário das espécies norte-americanas que se adaptaram à vida urbana devido à expansão das cidades em seus habitats, os mão-peladas preferem se manter selvagens.
Veja também este vídeo:
Conheça os principais tipos de vira-latas
Redatora.