Todos pensaram que cão resgatado em péssimo estado era um coiote, mas a surpresa veio após receber amor
Por Ana Caroline Haubert em CãesTodo mundo pensava que "isso" era um coiote, mas, na verdade, era um cachorro que nunca havia sido tocado.
Essa é a descrição da produtora do The Dodo, Erica Garbarini, ao conhecer um cão chamado Simba, que apresentava um comportamento arisco sempre que alguém se aproximava.
O comportamento arredio de Simba não era sem motivo. Ele ficava muito assustado e apavorado quando alguém tentava se aproximar, porque nunca havia experimentado o toque humano.
Muito menos sabia o que era receber amor, carinho e cuidado. Tudo isso era desconhecido para o pobre cão, que temia qualquer um que se aproximasse.
Simba viveu uma vida muito difícil. Quando foi resgatado há mais de um ano, ele estava sozinho, com problemas de saúde e claramente havia sido abusado por humanos.
Esses traumas o deixaram com uma reatividade baseada no medo ao toque humano, o que tornou muito difícil para ele encontrar uma família.
Foi um longo processo para a voluntária Lauren, de Chicago, nos Estados Unidos, conquistar a confiança de Simba, mas, com paciência, cuidado e muito amor, ela conseguiu.
Quem também se interessou por essa jornada de superação, foi a produtora do The Dodo, que foi atrás da história de Simba, pois ela sabia o quão inspiradora ela poderia se tornar.
“Quando vi esse vídeo, soube imediatamente que tinha que seguir a história dele e descobrir para onde ele foi em seguida, então consegui encontrar o Instagram da garota que estava cuidando desse cachorro, e eles moravam na mesma cidade que eu. Entrei em contato com ela e acabamos fazendo uma videochamada por duas horas, e nós, realmente, não fazíamos ideia do processo interno que estaríamos trabalhando. Decidimos embarcar juntos em uma aventura para fazer um vídeo do progresso de Simba”, contou Erica.
Após a videochamada, Erica, Lauren e Simba finalmente se encontraram pessoalmente. A produtora pôde conhecer de perto o cão que havia visto apenas em vídeos, onde ele se mostrava pouco sociável.
Mas, pessoalmente, após todo o cuidado recebido de Lauren, Simba havia se transformado em outro cão - mais sociável, mais afetuoso e mais receptivo à aproximação das pessoas.
Foi assim também com Erica, e com outras pessoas que, após conhecê-lo, se apaixonaram por ele e quiseram adotá-lo.
“Tivemos o melhor tempo. Ele encontrou sua família através de um vídeo. A vida de Simba foi completamente transformada após ser resgatado”, contou Erica.
Embora essa notícia já fosse maravilhosa por si só, a vida de Erica e de Lauren também passou por reviravoltas. A aproximação mútua, inicialmente motivada pelo bem-estar de Simba, acabou resultando em um bonito e sincero laço de amizade.
“Minha vida e de LB também mudaram para sempre. Nos tornamos melhores amigas e isso só mostra que você nunca sabe de que maneiras engraçadas a bondade pode voltar para você”, concluiu Erica ao mostrar um vídeo com um compilado de momentos juntas - muitos, inclusive, com Simba junto.
Ficamos muito felizes com o desfecho dessa história e em ver como um cão antes tão assustado se transformou em um ser tão doce. Talvez ele só precisasse das pessoas certas em sua vida, não é mesmo?
Veja a sua transformação:
Animais que foram abusados frequentemente têm cicatrizes duradouras que podem segui-los pelo resto de suas vidas. Com um pouco de tempo e atenção, esses cães podem se lembrar de como confiar em humanos, como explica o Hospital Veterinário Union Lake.
Receber um cão que sofreu abuso em sua casa é uma ótima maneira de mostrar a ele o que é ser amado. No entanto, é apenas o primeiro passo em seu caminho para a recuperação.
Se você planeja trabalhar com um cão que sofreu maus-tratos, certifique-se de fazer o seguinte:
Paciência no Processo de Recuperação:
Ajudar um cão abusado a superar o medo e a desconfiança requer paciência. O processo pode ser longo e desafiador, com possíveis erros ao longo do caminho. É importante manter a calma e utilizar recursos adequados para garantir o sucesso na reabilitação.
Criação de um Espaço Seguro:
Proporcione um espaço seguro e confortável para o cão, longe de áreas movimentadas da casa. Esse local deve ter uma cama confortável, brinquedos e fácil acesso a comida e água. Uma caixa coberta pode ajudar cães especialmente ansiosos a se sentirem protegidos.
Cuidado com Tom e Ações:
Fale com o cão em tons calmos e tranquilos e evite movimentos bruscos para não causar estresse ou medo. Isso ajuda a construir confiança e facilita a interação.
Estabelecimento de Rotina Diária:
Criar uma rotina diária estruturada para alimentação e caminhadas ajuda o cão a se sentir mais seguro e calmo. Exercícios regulares, como caminhadas, também contribuem para o bem-estar emocional do animal.
Uso de Reforço Positivo:
Utilize reforço positivo, como guloseimas e elogios, para incentivar o bom comportamento e aumentar a confiança do cão. Evite forçar o animal a fazer algo que ele não queira e permita que ele avance no próprio ritmo.
Veja também este vídeo:
Menino pega cachorrinha de vizinho e monta negócio sem ele saber
Redatora.