Logomarca Amo Meu Pet

Pequenos animais chocantes que "brilham rosa" estão deixando cientistas perplexos

Por
em Roedores

Em 2019, Jon Martin, professor universitário de silvicultura, caminhava à noite em uma das florestas do Condado de Bayfield, Wisconsin, nos Estados Unidos, com uma lanterna ultravioleta quando ouviu um barulho.

O som fez com que ele apontasse a câmera para a origem do ruído, revelando um esquilo voador saboreando o seu lanche.

Até então, tudo parecia tranquilo; quem se preocuparia com um roedor tão fofo?

O susto aconteceu quando Jon percebeu que, devido à luz da lanterna ultravioleta, o animal brilhava em rosa.

Veja:

O que será que aconteceu?

A curiosidade do professor levou-o a reunir uma equipe de cientistas para investigar esse fenômeno inexplorado.

Jake Buehler, um dos cientistas, contou à National Geographic que os pesquisadores analisaram 135 peles de esquilos, voadores e não voadores, no Science Museum of Minnesota e no Field Museum de Chicago, usando luz visível e ultravioleta.

Segundo o The North Woods Wildlife Center, há duas teorias para esse brilho:

"Isso pode ajudá-los a evitar predadores ao confundi-los, ou pode ser uma maneira de se comunicar com outros esquilos voadores", escreveu. "De qualquer forma, seu pelo rosa-choque certamente parece deslumbrante!"

Esses esquilos são um dos poucos mamíferos conhecidos por fluorescência, a capacidade de absorver luz em uma cor e emiti-la em outra.

A descoberta levanta questões sobre a função dessa característica e sugere que ela pode ser mais comum entre os mamíferos do que se pensava.

Será que somente os esquilos voadores têm essa capacidade de brilhar?

Segundo o Museums Victoria, escorpiões, ornitorrincos e peixes-dragão também exibem cores vibrantes devido à bioluminescência, que faz com que eles brilhem por uma reação química interna, ou à biofluorescência, que ocorre quando absorvem luz solar.

"Não importa como os animais emitem um brilho, os resultados podem ser surpreendentes e até hipnotizantes", escreveu o Museums Victoria. "Não é coincidência, já que esse é frequentemente o resultado desejado para animais como o tamboril, que usa sua luz para atrair presas."

Agora deu vontade de sair à noite com uma lanterna ultravioleta para ver qual bichinho brilha, né?

Veja também este vídeo:

Top 5 pets destaques da semana

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube