Festa acontecia normalmente, até que convidados resolvem abrir filtro da piscina

Por
em Mundo Animal

Aproveitando o calor do verão, amigos do Condado de El Dorado, na Califórnia, Estados Unidos, organizaram uma festa na piscina.

A animação tomava conta do lugar, com muita música, comida e bebida, tudo era pura alegria!

Até que, em determinado momento, o pessoal percebeu que o filtro da piscina não estava funcionando corretamente.

Eles acreditaram que um sapo ou até uma cobra estivesse lá dentro, o que é comum acontecer.

Quando abriram o filtro, eis a surpresa: o que impedia o perfeito funcionamento do equipamento era um enorme falcão-de-ombros-vermelhos.

A explicação para a ave ter parado ali é que, naquele dia, a temperatura chegava a quase 43 ºC.

Certamente, o falcão foi se refrescar na piscina e, com as penas molhadas, não conseguiu mais voar, sendo, por azar, sugado pelo filtro.

Os amigos, rapidamente, chamaram o resgate.

O resgate

A equipe de resgate de animais Sierra Wildlife Rescue (SWR) foi acionada, e enquanto eles não chegavam, os amigos não mexeram no falcão e ainda colocaram a tampa do filtro no lugar para evitar que a ave ficasse exposta ao sol.

Em entrevista ao The Dodo, Debbie Buckles, presidente da SWR, aconselhou que, se você encontrar um animal preso no filtro, não há problema em tentar libertá-lo por conta própria.

A profissional orientou a usar luvas grossas ou luvas de forno para lidar com o animal, removendo-o para um local seco até que o resgate chegue.

Por sorte, o salvador desse falcão chegou a tempo de evitar um triste fim.

“Durante a remoção do falcão do filtro da piscina, [ele] não estava respondendo, estava extremamente cansado e encharcado”, disse Debbie.

O pobrezinho saiu de lá tremendo, apesar da temperatura estar nas alturas, pois a luta para manter a cabeça fora da água e não se afogar foi grande.

Santuário

No santuário, para ajudar o falcão a se secar, a equipe contou com o auxílio de um secador.

“Usando a baixa velocidade de um secador de cabelo e um toque muito suave, cada pena foi cuidadosamente separada e alisada. O falcão conseguiu se aquecer novamente e ter [suas] penas restauradas”, disse Debbie.

Após isso, ele foi alimentado, tomou antibiótico, e em poucos dias, já estava completamente recuperado, mostrando todo o esplendor de sua espécie.

Em duas semanas, o falcão estava preparado para voltar à natureza!

“Enquanto o socorrista colocava as luvas e segurava o falcão em direção ao céu, [ele] sentou-se por um momento na luva, observando os arredores. Então, o falcão olhou nos olhos do socorrista como se dissesse ‘obrigado’, e então levantou voo”, disse Debbie.

Que bom que tudo acabou bem para essa ave!

Sobre o falcão-de-ombros-vermelho

Segundo o Hawk Mountain, o falcão-de-ombros-vermelhos, um buteo esbelto e de tamanho médio, é facilmente identificado por suas asas longas e cauda listrada, sendo comum em florestas úmidas da América do Norte.

Esses falcões são monogâmicos e constroem ninhos em árvores altas, onde criam de três a quatro filhotes.

Alimentam-se de uma variedade de presas, incluindo mamíferos e répteis.

São migrantes parciais, viajando entre 300 km e 1.500 km.

A espécie enfrenta ameaças devido à perda de habitat e predação por corujas, embora a perseguição humana tenha diminuído com o tempo.

A população atual é estimada em 100.000 aves, mas está em declínio.

Veja também este vídeo:

A história do golden retriever que quase arruinou um casamento. Sobrou para o padre resolver

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube