Equipe de resgate fica impressionada quando gato persa 'deprimido' finalmente abre os olhos

Por
em Gatos

Há pouco mais de um mês, Erin McDonald aceitou um desafio que mudaria a vida de um gatinho. Ela acolheu Ziggy, um gato persa que precisava urgentemente de cuidados especiais e muito carinho. O que aconteceu a seguir foi nada menos que impressionante.

Ziggy foi encontrado vagando sozinho em um estacionamento comercial em Alberta, Canadá.

Quando chegou ao centro de controle de animais, ele era uma bola de pelos suja e assustada, sem nenhuma esperança no olhar.

Os socorristas da Little Cats Lost Society o descreveram como "um dos gatos persas mais mal-humorados, doentes e deprimidos" que já haviam visto.

Mas, por trás daquela tristeza, eles sabiam que havia um gatinho feliz, apenas esperando por uma chance de se curar.

Ziggy estava sofrendo de uma infecção por micose, uma doença fúngica que o deixava dolorido e irritado da cabeça ao rabo.

Segundo o Pet MD, a dermatofitose, como é chamada tecnicamente a infecção fúngica, pode afetar a pele, os pelos e as unhas dos gatos. Os sintomas mais característicos são a perda de pelos e lesões escamosas.

A infecção havia progredido tanto que ele mal conseguia abrir os olhos, tamanha era a dor e o desconforto.

Quando Erin soube da situação de Ziggy, não pensou duas vezes antes de lhe oferecer um lar temporário.

A infecção exigia que ele ficasse isolado dos outros animais e que Erin usasse equipamentos de proteção ao interagir com ele para evitar a disseminação do fungo. Mas nada disso a assustou.

“Foi determinado que ele precisava de um cuidador experiente, com uma área de isolamento. Então, é claro que eu disse sim”, contou Erin ao The Dodo.

E foi nesse momento que ela viu, pela primeira vez, os olhos extraordinários de Ziggy:

“Ele era tão pequeno, pesava apenas 1,3 kg, mas seus olhos eram brilhantes e cheios de admiração”, disse Erin. “Meu coração se partiu por ele.”

Em sua nova casa, Erin logo descobriu que, por trás daquela aparência mal-humorada, havia um gato carente de afeto e atenção.

Ziggy começou a receber tratamento intensivo: medicação oral e banhos medicamentosos duas vezes por semana. E aos poucos, os resultados começaram a aparecer.

Depois de algumas semanas, os testes de Ziggy para micose deram negativo, permitindo que ele saísse do isolamento.

Foi um momento de grande alegria, tanto para Erin quanto para Ziggy, que finalmente pôde socializar com os outros animais da casa.

“Ele entrou para socializar com meus outros animais de estimação com tanto entusiasmo. Esta parece ser a primeira vez que ele esteve 'em uma casa'. Então era tudo novo para ele,” disse Erin. “Ele se adaptou bem e começou a brincar e explorar mais. Ele até dormiu comigo nas primeiras noites.”

Embora Ziggy esteja muito melhor, ainda enfrenta desafios. Recentemente, Erin notou novas manchas em sua pele, indicando que a micose ainda não foi completamente erradicada.

Mesmo assim, Ziggy continua a prosperar, com uma personalidade cada vez mais vibrante.

“Ele sempre me segue por aí,” contou Erin. “Estamos realmente vendo quem ele é agora.”

Os grandes e lindos olhos de Ziggy só mostram que com amor e cuidado, até o mais deprimido dos gatinhos pode reencontrar a alegria.

“Estou bastante otimista sobre o futuro dele, mas pode ser que ele nunca fique completamente livre da infecção,” disse Erin. “Isso pode dificultar encontrar um lar definitivo para ele.”

Mas, independentemente do que o futuro reserve, Ziggy sempre terá um lugar seguro e cheio de amor com Erin e sua família.

Veja também este vídeo:

Menino pega cachorrinha de vizinho e monta negócio sem ele saber

Redatora.