Estudante avista pequeno animal fofo durante caminhada em montanha; que hamster misterioso é esse?

Por
em Mundo Animal

A estudante universitária Margaret Mabry aproveitou um dia de descanso para fazer uma caminhada nas montanhas em Telluride, Colorado, Estados Unidos, com seus amigos, quando avistou umas criaturinhas.

Os animais eram pequenos, peludos e gordinhos, e como ela não sabia que bichinhos eram aqueles, decidiu apelidá-los de “hamsters da montanha”, por se parecerem muito com hamsters.

Curiosa para saber que animais eram aqueles, Margaret fez um vídeo e compartilhou no seu perfil do TikTok no dia 28 de agosto, perguntando: "POR FAVOR, me diga o que é isso?".

Será que você consegue identificar qual é esse misterioso "hamster"?

A caminhada

Enquanto caminhava com seus amigos pelas montanhas, Margaret avistou esses "hamsters" indo e voltando de fendas, emitindo sons característicos e carregando plantas nas bocas.

Intrigada, ela filmou as criaturinhas e postou o vídeo nas suas redes sociais em busca de explicações.

Dadas as características dos animais e o local onde foram encontrados, não faltaram respostas dos internautas para a pergunta: "Que bicho é esse?"

Essas criaturinhas são conhecidas como pikas americanos. Você já tinha ouvido falar desses animaizinhos?

“Aposto que o [Colorado Parks and Wildlife] adoraria saber que a [população] de pikas naquele local está prosperando”, comentou uma internauta. “Isso ajudará a rastrear a [população].”

Pikas americanos

Segundo o Facts Net, os pikas são pequenos mamíferos, semelhantes a um cruzamento entre coelhos e ratos, que vivem em regiões montanhosas da América do Norte, Europa e Ásia.

Eles pertencem à família Ochotonidae e se destacam pelo comportamento brincalhão e pela vocalização característica.

Adaptados para ambientes extremos, os pikas constroem pilhas de feno para se alimentar durante o inverno e não hibernam.

Eles são importantes indicadores de mudanças climáticas, e sua presença pode revelar muito sobre a saúde dos ecossistemas alpinos.

Apesar de adoráveis, pikas não são adequados como animais de estimação e enfrentam desafios devido à perda de habitat e às mudanças climáticas.

Repercussão

O vídeo de Margaret repercutiu online, acumulando mais de 140 mil visualizações e centenas de comentários, respondendo à pergunta da universitária.

"Pika! Às vezes, eles correm por aí com buquês de flores silvestres na boca! Eles são tão fofos", comentou um usuário do TikTok.
"Pika! Eles são como pequenos Pokémon da vida real", comparou outro.
"É um Pika, mas meu voto é para o hamster da montanha!", brincou um terceiro.

Confira:

Fofinhos demais!

Veja também este vídeo:

Menino pega cachorrinha de vizinho e monta negócio sem ele saber

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube