Homem dirigia tranquilamente por estrada, até se deparar com o 'gato' mais lindo

Por
em Mundo Animal

No mês passado, Gary Shattuck estava dirigindo tranquilamente por uma estrada em Shrewsbury, Vermont, no nordeste dos Estados Unidos, quando algo extraordinário chamou sua atenção.

Aparentemente, um "gato" selvagem caminhava serenamente pela estrada. Mas havia algo de diferente naquele animal.

Encantado pela beleza da criatura, Gary não perdeu tempo: pegou o celular e começou a gravar.

Gary teve a sensação de que aquele felino poderia ser outro animal, então ele enviou as imagens para o Vermont Fish & Wildlife, que confirmou suas suspeitas.

Aquele não era um gato do mato ou um lince qualquer. Era um lince-do-canadá, uma espécie rara e ameaçada de extinção.

Veja o vídeo:

O Vermont Fish & Wildlife ficou emocionado ao receber o vídeo. Afinal, a última vez que alguém avistou um lince-do-canadá em Vermont foi em 2018.

O fato de o lince ter sido visto no Condado de Rutland, uma área incomum para a espécie, tornou o avistamento ainda mais especial.

"Este novo avistamento é especialmente emocionante porque o gato foi visto no Condado de Rutland, bem ao sul da maioria dos relatos confirmados de linces em Vermont", escreveu o Vermont Fish & Wildlife em um comunicado.

Nos anos que se seguiram ao último avistamento, o Vermont Fish & Wildlife recebeu muitos relatos de pessoas que pensavam ter visto um lince-do-canadá, mas na verdade, haviam avistado um lince-pardo, uma espécie bem mais comum.

Embora sejam parecidos, existem algumas diferenças notáveis entre eles.

"Pés traseiros gigantes? Confere! Ponta da cauda toda preta? Confere! Quartos traseiros inclinados para cima? Confere! Isso não é um lince-pardo, é um lince-do-canadá!", escreveu o Vermont Fish & Wildlife em sua página no Facebook.

Classificado como ameaçado em Vermont e a nível federal, o lince-do-canadá enfrenta desafios como a perda de habitat e as mudanças climáticas.

No entanto, o lince avistado por Gary parece estar prosperando.

A Vermont Fish & Wildlife tranquilizou os espectadores do vídeo, garantindo que o animal está com um peso saudávele que seu comportamento calmo é normal para um lince em dispersão, ou seja, em busca de novo território.

"Durante sua jornada exigente, um lince dispersor como este está mais focado em encontrar comida e evitar conflitos com a vida selvagem local. Se as pessoas não o incomodarem, ele não ficará muito preocupado com as pessoas", acrescentou o Vermont Fish & Wildlife.

Ver um animal tão raro em seu habitat natural e em boas condições é motivo de animação e esperança.

"Desejamos sorte a este lince, onde quer que ele vá!", finalizou o Vermont Fish & Wildlife.

Segundo o National Wildlife Federation, o lince-do-canadá tem cerca de 51 centímetros e pesa aproximadamente nove quilos.

Um fato interessante (e fofo) é que o lince-do-canadá parece usar "pantufinhas".

Para que ele possa andar na superfície da neve, ele possui pés grandes e arredondados, com almofadinhas peludas.

Veja também este vídeo:

Menino pega cachorrinha de vizinho e monta negócio sem ele saber

Redatora.