Câmera escondida encontra animal extremamente raro caminhando sem jeito em floresta

Por
em Mundo Animal

No Refúgio Natural Richard Underwood, localizado na Austrália, há várias câmeras escondidas para observar os animais que ali vivem.

As câmeras com sensor de movimento foram instaladas para aprimorar os dados e o conhecimento sobre as espécies, registrando sua atividade, comportamento e sinais de reprodução.

Em junho, uma dessas câmeras flagrou, bem em frente à lente, um animal robusto com orelhas empinadas parado, farejando tudo ao seu redor.

A criaturinha desavisada não sabia que estava sendo vigiada. Ainda bem que não era um predador, né?!

A noite tranquila do animal se transformou em uma comemoração para os cientistas, pois eles capturaram a imagem de um vombate de nariz peludo do norte.

A alegria é justificada, pois, segundo o Australian Wildlife Conservancy (AWC), "com apenas 400 indivíduos restantes no mundo, cada avistamento de vombate conta."

“É muito gratificante saber que um dos animais mais criticamente ameaçados do mundo está bem e se reproduzindo dentro da segurança da área cercada,” disse Andy Howe, Ecologista de Campo Sênior da AWC. “Embora este não seja o primeiro nascido no refúgio, é o primeiro filhote a ser visto em alguns anos.”

Vombate de nariz peludo do norte

Segundo o AWC, os vombates de nariz peludo do norte são a maior das três espécies de vombates australianos, podendo medir até um metro de comprimento e pesar até 30 quilos.

Eles são conhecidos por seu nariz largo, orelhas pontudas e pelo acinzentado com manchas pretas nos olhos. Com fortes membros e garras longas, escavam extensos sistemas de tocas.

Esses vombates podem viver até 30 anos, permanecendo no subsolo durante o dia e saindo à noite para se alimentar de gramíneas e juncos.

As fêmeas se reproduzem a cada dois anos, dando à luz um filhote que se desenvolve na bolsa por 9 a 10 meses.

Atualmente, eles estão restritos a duas áreas em Queensland. A população selvagem remanescente, com cerca de 300 indivíduos, está no Parque Nacional da Floresta de Epping.

Outra colônia, estabelecida em 2009 no Richard Underwood Nature Refuge, tem aproximadamente 15 vombates.

Este refúgio é protegido por cercas para excluir predadores como dingos, cães selvagens, raposas e gatos.

Repercussão

As imagens foram compartilhadas no perfil do YouTube da AWC no dia 2 de setembro, acumulando mais de 468 mil visualizações.

“Saber que o trabalho que nós da AWC estamos fazendo está contribuindo ativamente para a recuperação desta espécie realmente aquece o coração,” declarou Andy.

Assista:

Assista também:

Convidados de festa na piscina ficam surpresos com o animal encontrado no filtro

Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube