Moradora encontra bolsa largada em seu quintal, então ela percebe quatro rostos olhando para ela
Por Ana Carolina Câmara em GatosEra uma manhã de julho quando Meredith Bammel, que vive no Texas, Estados Unidos, ouviu barulhos estranhos vindos do seu quintal.
O som chamou sua atenção, especialmente porque, durante o verão, as pessoas costumam evitar o calor intenso nas horas mais quentes do dia, deixando a cidade bastante tranquila.
Com o movimento reduzido nas ruas, o silêncio predominava, e foi nesse cenário calmo que Meredith correu apressadamente até o jardim para identificar a origem do som.
Ao chegar ao quintal, Meredith não pôde acreditar no que encontrou: quatro rostinhos fofos a observavam - eram gatos Manx.
O resgate
Os gatos haviam sido abandonados no quintal de Meredith. Ao se aproximar de uma sacola transportadora deixada ali, ela encontrou uma mãe felina com seus três filhotes.
Os pobrezinhos foram abandonados sob o sol escaldante, mas, por sorte, foram encontrados no quintal de uma pessoa bondosa que rapidamente buscou ajuda para a família felina.
Como Meredith não podia acolher os gatinhos em sua casa, devido a uma reforma, ela entrou em contato com Laura Grice, diretora do abrigo de animais Saving Hope Rescue (SHR).
Assim que soube do caso, Laura começou a procurar lares temporários que pudessem acolher os gatinhos.
Além de ser surpreendida com a família felina abandonada em seu quintal, outra coisa chamou a atenção de Meredith, contou Laura ao The Dodo: os filhotes não tinham cauda, uma característica comum da síndrome de Manx.
Síndrome de Manx em gatos
Segundo a médica veterinária Melissa Boldan, a síndrome de Manx é uma condição genética que afeta gatos, principalmente da raça Manx, caracterizada pela má formação da parte inferior da coluna e da medula espinhal.
Essa condição pode causar problemas de mobilidade, como fraqueza nas patas traseiras, andar cambaleante e, em casos graves, paralisia. Também pode resultar em dificuldades no controle da bexiga e do intestino.
Os sintomas incluem falta de cauda, incontinência, infecções urinárias frequentes e incapacidade de pular.
Embora a síndrome de Manx não tenha cura, ela pode ser gerenciada com cuidados específicos, como higiene adequada e tratamento da constipação.
A prevenção ocorre por meio de reprodução responsável, evitando o cruzamento de dois gatos sem cauda, o que pode aumentar o risco de deformidades graves.
Novo lar
Os socorristas estavam preocupados com a possibilidade de os filhotes terem problemas neurológicos, o que exigiria um lar temporário preparado para lidar com gatos com necessidades especiais.
Para alegria da equipe, após exames veterinários detalhados, foi confirmado que os filhotes estavam saudáveis e não apresentavam problemas neurológicos.
“Felizmente para esta adorável família, eles foram rapidamente descobertos antes do calor do dia, levados ao veterinário para cuidados, e todos [mostraram] excelente saúde”, escreveu o SHR no Facebook.
Não demorou para que a família encontrasse um lar adotivo seguro e acolhedor.
O melhor aconteceu algumas semanas depois, quando todos encontraram suas famílias para sempre — até a mamãe!
Que esses lindinhos sejam muito felizes em seus novos lares!
Assista também:
Convidados de festa na piscina ficam surpresos com o animal encontrado no filtro
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube