Tutor perde a paciência com fofura de gata e resolve desabafar na internet
Por Ana Carolina Câmara em GatosO criador de conteúdo Igor Bernardi é tutor de vários gatinhos, mas um deles, em especial, fez com que ele perdesse a paciência.
O motivo da impaciência não foi porque o gato arranhou o sofá ou destruiu algum móvel, mas sim por outro comportamento inusitado e persistente que acabou tirando Igor do sério.
Talvez o seu pet também tenha esse tipo de comportamento, mas o de Igor foi além, ao ponto de fazê-lo desabafar na internet: a fofura é demais para lidar!
O desabafo
Segurando a pet no colo — ou melhor, afofando essa "coisa" linda —, Igor comenta que a felina é uma "delícia" de abraçar, graças à sua pele macia.
Ele brinca que "ela é mole, parece que não tem osso".
Enquanto Igor explica o motivo de seu comportamento ao estilo Felícia, querendo agarrá-la e apertá-la, a pet apenas aceita as carícias tranquilamente.
Se ela tenta escapar dos abraços do tutor, Igor corre atrás dela para apertá-la ainda mais!
Você também é assim? Eu confesso que sou!
Por que sentimos vontade de apertar coisas fofas?
De acordo com a Smithsonian Magazine, o fenômeno conhecido como "agressão fofa" é aquele impulso que sentimos ao ver algo extremamente adorável, como querer apertar ou beliscar um animalzinho fofo.
Um estudo de 2018 investigou as respostas cerebrais que desencadeiam essa reação, equipando 54 participantes com toucas de EEG para medir a atividade cerebral enquanto viam fotos de animais adultos, bebês de animais e bebês humanos com características fofas realçadas ou reduzidas.
Os resultados mostraram que os bebês de animais geraram as reações mais fortes de "agressão fofa".
Esse comportamento está relacionado à forma como o cérebro lida com uma sobrecarga emocional positiva.
A "agressão fofa" é uma expressão dimorfa de emoção, em que o cérebro equilibra emoções intensas e positivas com uma resposta emocional oposta, como uma leve agressão.
Um segundo estudo, com 158 participantes, confirmou que esse fenômeno é uma expressão natural e normal das emoções.
Portanto, sentir vontade de apertar algo fofo é apenas a maneira do cérebro de lidar com uma enxurrada de sentimentos positivos.
Repercussão
Igor compartilhou o desabafo em seu perfil no Instagram no dia 15 de setembro, acumulando mais de 280 mil visualizações e centenas de comentários.
"Eu tenho uma gata molinha. A gente sofre para não esmagá-la diariamente", comentou uma internauta.
"A cara dela suportando ser o animal de suporte emocional do seu humano", brincou outra entre risadas.
Confira:
Realmente, vontade de apertar essa fofura!
Siga Igor Bernardi no Instagram clicando aqui.
Veja também este vídeo:
Esse cãozinho caramelo foi abandonado e sua única companhia era seu jornalzinho
Redatora e apresentadora do canal Amo Meu Pet no Youtube